Embolacha: financiamento para a ideia bem bolada
Alan Daniel Braga
Todo mundo conhece ou já teve contato com as novas ferramentas de financiamento coletivo, os chamados Crowdfunding, diferentes tipos de site que proliferam ideias criativas e garantem a produção independente. Com os meios oferecidos, filmes são rodados, peças são montadas, discos são gravados, livros são publicados, e assim por diante. Em troca, o público que financia os projetos recebe recompensas diferentes, que evoluem de acordo com o valor da contribuição.
Embolacha é o nome de uma dessas ferramentas que funciona como interface entre artistas e público. O diferencial da iniciativa é que esta lida apenas com projetos musicais, já tendo contribuído para a produção de discos, DVDs, shows e até de festivais. Além disso, com o Embolacha é tudo ou nada. Só há sucesso para o projeto que alcançar o valor total orçado, dentro do prazo indicado. Caso isso não aconteça, o projeto é cancelado e nada é cobrado de ninguém. Assim, o site busca reduzir os riscos para artistas e público, já que os projetos só serão realizados se obtiverem os recursos necessários.
Entre os artistas que já contaram com o financiamento do público e a ponte do Embolacha estão diversos nomes do cenário independente, como Autoramas, Wilson das Neves, Mombojó, Choque do Magriça, Érica Martins, Luis Carlinhos e até o bloco Toca Rauuul!
Agora, cinco novos e diversificados projetos estão na fila: um CD inédito da banda gaúcha Defalla, que voltou à formação clássica em 2011; a gravação do videoclipe SIM, da banda Amplexos, de Volta Redonda; o lançamento em vinil do álbum “Canções para crianças de todas as idades” de Daniel Belleza; o segundo CD da cantora e compositora Naná Rizinni; e o segundo CD de uma banda que já deita no sofá e abre a geladeira aqui no Blah Cultural, a Dona Joana. Para convidar o público, a “banda aqui de casa” fez um de seus irreverentes vídeos:
Como lançamento da campanha de arrecadação, a Dona Joana também está convidando todo mundo para um show que acontece nesta sexta-feira, 12/04 (opa, é hoje), na Garagem Gamboa. (Mais informações no cartaz abaixo). O objetivo é apresentar o repertório que os artistas acumularam nos 3 anos de estrada, desde o lançamento do primeiro CD. Assim, o grupo espera que fãs e simpatizantes da causa independente recebam o convite e colaborem com o novo trabalho.
Eis o jeito encontrado pelo artista pós-moderno de passar o chapéu e garantir a continuidade. Para aquele que não tem dinheiro, mas quer ver o mercado seguir, basta passar a ideia adiante! A música e o chapéu não podem parar.
—————————————————————————————————————————————————
Para saber mais sobre os projetos citados, o funcionamento da ferramenta ou para inscrever o seu próprio projeto no Embolacha, acesse o site! A proposta é ser transparente e todas as dúvidas podem ser tiradas nas informações que têm por lá. Além disso, fique por dentro também curtindo a página do Facebook.
Se quiser saber mais sobre a ‘banda Dona Joana aqui de casa’, leia mais nesta matéria antiga, que mostra mais músicas e alguns contatos! Para saber sobre a festa, entre no evento do Facebook.