Entrevista com o Bloco “Mulheres de Chico”

Colaboração

O bloco Mulheres de Chico se apresenta nesta quinta-feira, no Projeto “Encontros de Quinta”, que apresentará grandes artistas, sempre às 21h, no Centro Cultural do Cordão da Bola Preta (Rua da Relação, nº 3 – Esquina com a Rua do Lavradio – Centro).

Aproveitando a presença das meninas no evento, que conta com o apoio do BLAH CULTURAL, conversamos um pouco com elas. Confira a entrevista de João Luiz Azevedo e conheça um pouco mais sobre a carreira dessas moças cheias de talento.

– Quem teve a ideia de formar um bloco de carnaval somente com canções do Chico?

VIVIAN FREITAS: Em 2003 Glaucia Cabral e eu tivemos a idéia de fazer um bloco de carnaval feminino com as músicas de Chico Buarque.

– Quem teve a ideia do nome?

VIVIAN FREITAS: Eu e a Glaucia.

– Em que ano foi isso e quando e onde ocorreu a primeira apresentação?

VIVIAN FREITAS: A ideia ocorreu em 2003, mas apenas em 2006 fizemos nosso primeiro Desfile de carnaval na Praça Antero de Quental.

mulheres de chico matéria

– Quantos anos tem o Bloco e por onde já se apresentaram?

VIVIAN FREITAS: O Bloco tem 7 anos. Já nos apresentamos no Rio de Janeiro no Circo Voador, Teatro Rival, Sala Baden Powell, Fundição Progresso, Rio Scenerium, Bar do Tom, Teatro Odisséia, Parque das Ruinas, Arpoador (Viradão Carioca),Sescs, Vivo Rio, etc.. Em cidades do interior do Rio e SP como Barra Mansa, Niterói (Teatro Municipal, Teatro da UFF e Sesc), Volta Redonda, Mendes, Petrópolis, Valença, Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios, Campos, Mococa, etc. Juiz de Fora, Manaus, Belém, Palmas, etc.

– Como é escolhido o repertório das apresentações?

VIVIAN FREITAS: Pela direção musical e produção.

– Além de “batuqueiras”, quais são as profissões das meninas?

VIVIAN FREITAS: São médicas, enfermeiras, advogadas, engenheiras, artesãs, professoras, fisioterapeutas, cantoras, atrizes, cineastas, etc..

– Quantas apresentações foram feitas até hoje? Qual o maior público de vocês?

VIVIAN FREITAS: Foram feitas quase 300 apresentações. O maior público foi nos últimos desfiles de carnaval, que contou com a presença de mais de 50 mil pessoas.

– Qual a música que mais gostam de tocar e qual a que o público mais gosta de ouvir?

VIVIAN FREITAS: Todas! Quanto ao público, depende do show, mas “Vai Passar” é sempre uma catarse!

– Como é a relação de vocês com o homenageado Chico Buarque de Hollanda?

VIVIAN FREITAS: Não o conhecemos pessoalmente, mas nossa admiração por ele é enorme!

– O Chico Buarque sabe da existência do Bloco? Alguma opinião dele a respeito?

VIVIAN FREITAS: Sim! Ele mandou uma foto dele vestindo a camisa do Mulheres de Chico.

mulheres de chico matéria 0

– Pensam em mudar o estilo, cantando outros compositores?

VIVIAN FREITAS: Incluímos no repertório duas músicas do Vinicius de Moraes e Baden Powell (“Canto de Ossanha” e “Berimbau”) e este ano estamos fazendo uma homenagem a Clara Nunes.

FLAVIA COSTA: Não. Nós sempre fazemos alguma homenagem a outros compositores. Ano passado tocamos algumas músicas d Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Esse ano fazemos um pout porri de músicas cantadas pela Clara Nunes.

– O que o bloco tem de melhor e diferencial dos outros grupos musicais?

VIVIAN FREITAS: Nosso prazer de tocar é explícito!

FLAVIA COSTA: o bloco é formado só por mulheres. E somente músicas de Chico. São músicas muito conhecidas, com uma estrutura harmônica bem rica e ritmicamente bem diferente do usual compasso 4/4. Além do samba tem o Côco, o Ijexá, a Marchinha, fervo, etc..

– Planos futuros?

FLAVIA COSTA: Estamos ensaiando músicas novas! Gostamos de sempre ter músicas diferentes no repertório. Já tocamos muito pelo Brasil e estamos nos preparando para uma futura turnê internacional.

– Qual a expectativa para esse primeiro show no Cordão da Bola Preta, no dia 23/05?

FLAVIA COSTA: Achamos uma honra estarmos na sede do bloco mais popular e mais antigo do Rio de Janeiro! Um bloco que nasceu em 1918.

– Convide os leitores pra assistirem o show.

FLAVIA COSTA: Venham dançar e cantar ao som das músicas de Chico Buarque e junto com 20 batuqueiras com arranjos muito animados! São imperdíveis os clássicos de Chico Buarque como “Quem te viu, quem te vê”, “Vai Passar”, “A Banda”, cantados e tocados numa formação de escola de samba.

VIVIAN FREITAS: Nosso show é contagiante, são 17 mulheres no palco, muita batucada e as lindas canções do Chico Buarque, essa mistura é tudo de bom!

Confira as Mulheres de Chico em ação!

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
NAN