Espetáculo ‘Ritmo é Tudo’ agora em apresentações na Gávea
Wilson Spiler
A Irmãos Brothers Band apresenta seu novo espetáculo de dança Ritmo é Tudo, com direção de Alberto Magalhães. Inspirado no livro homônimo de Ricardo Elia, a montagem apresenta os diversos ritmos do dia a dia de um casal, interpretado por Bruno Carneiro e Tatiana Miranda, desde que acorda até a hora de dormir. Focado na realidade urbana, as cenas revelam que tudo tem ritmo: o sono, o acordar, o se vestir, o trânsito, o trabalho da fábrica, o namoro, os diálogos, o fim do dia.
Ritmo é Tudo é um livro de poesia que parte do princípio de que o ritmo está presente em tudo. Tanto levando em conta o conceito de ritmo que segue uma pulsação, como o ritmo desordenado que não é regido necessariamente por uma periodicidade fechada em ciclos. E o ritmo está realmente presente em tudo. É ele que dita diferentes significados para a mesma situação, destaca Alberto Magalhães.
Uma característica marcante dos trabalhos da companhia é a integração de linguagens, por isso, apesar da força motriz do espetáculo ser a dança, o público vai conferir em cena números de circo e humor típicos da trupe, composta por artistas que acumulam diferentes formações.
O cenário, idealizado por Gabrielle Windmüller e Alberta Barros, que também assinam o figurino, possui apenas um tambor ao centro, que representa o Sol, e uma arara de metal com vários instrumentos musicais afixados e utilizados pelos atores/bailarinos durante as performances. Aparece em cena também um móvel cheio de utensílios domésticos como panelas, colheres, ralador de queijo e copos, que mostra o casal na cozinha e toda sonoridade que envolve cada utensílio e seu manuseio. A trilha sonora desenvolvida pelo músico Pedro Tie pretende provocar o espectador e colocá-lo em contato com sonoridades ao mesmo tempo do universo infantil e contemporâneo, misturando melodias suaves e sons eletrônicos.
Música é ritmo dos sons. Dança é ritmo dos movimentos. Poesia é ritmo das palavras. Na Grécia havia uma só palavra para nomear música, dança e poesia: musiké. Como uma só palavra pode significar tanta coisa ao mesmo tempo? O que será que poesia, música e dança tem em comum? A resposta é: ritmo. Foi a partir desta sinopse extraída do livro de Ricardo Elia que Alberto Magalhães se identificou com a obra e a transformou em um espetáculo de dança
“Na verdade foi essa última frase que deu o mote para a realização do projeto. Ela Reflete um pouco da minha história nas artes, de sempre misturar um pouco de tudo em diferentes ritmos”, finaliza o diretor.
SERVIÇO:
Temporada: De 19 de abril a 11 de maio
Quando: sábados e domingos, às 16h [sessões extras nesta sexta-feira (18/04) e segunda-feira (21/04), às 17h]
Onde: Teatro Municipal Maria Clara Machado (Avenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea, Rio de Janeiro)
Quanto: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)
Capacidade: 120 lugares
Bilheteria: a partir das 14h (sábados e domingos)
Classificação: Livre
Gênero: Dança
Duração: 50 minutos
Mais informações: (21) 2274-7722
FICHA TÉCNICA:
Texto: Ricardo Elia
Direção: Alberto Magalhães
Elenco: Tatiana Miranda e Bruno Carneiro
Direção coreográfica: Tatiana Miranda
Trilha sonora: Pedro Tie
Preparação Percussiva: Cacá Pitrez
Cenário e figurino: Gabrielle Windmüller e Alberta Barros
Iluminação: Adriana Milhomem
Programação Gráfica: Gio Vaz
Assessoria de comunicação: Lyvia Rodrigues
Fotografia: Fernanda Tomaz
Direção de produção: Pagu Produções Culturais
Realização: Irmãos Brothers Band