Eu Vejo Você em Todos os Lugares crítica do filme 45ª Mostra de São Paulo SP 2021

Mostra de SP | ‘Eu Vejo Você em Todos os Lugares’: um espelho da nossa sociedade

Wilson Spiler

|

25 de outubro de 2021

Em 2003, o diretor Benedek Fliegauf estreava em um longa-metragem de ficção com Forest (Rengeteg), produção húngara de relevante sucesso indicada do país ao Oscar. A obra, basicamente, narrava a vida de rapazes e moças em Budapeste no século 21.

Agora, 18 anos depois, o mesmo cineasta traz uma espécie de continuação do seu filme de estreia: Eu Vejo Você em Todos os Lugares (Rengeteg – Mindenhol látlak). A saber, o longa poderá ser visto na edição 2021 da Mostra de São Paulo.

Diferentemente do que se esperava, o longa não é exatamente uma sequência. Afinal, trabalha com novos personagens. Embora em uma trama basicamente igual. Aqui, somos apresentados a sete diferentes histórias, todas definidas durante uma noite em apartamentos estreitos e escuros que culminam em um caleidoscópio psicológico em que casais, famílias e amigos conectam-se por meio de um destino comum.

Câmera na mão

O diretor trabalha toda a composição com uma câmera na mão, sem grandes edições, fazendo do recurso uma espécie de olhos do espectador, como se quem assistisse estivesse dentro da discussão. O estilo de improvisação dos diálogos, bem como as interações e a falta de nomes dos personagens apenas adicionam essa a sensação de realidade à cada uma das tramas. Aliás, a maioria das conversas é construída em torno do tema da morte, do fanatismo e da desonestidade.

Entretanto, um filme de quase duas horas constituído apenas de diálogos pode levar um espectador não familiarizado com esse tipo de obra ao cansaço. Mas, em tempos de discussões acaloradas em reality shows, um pouco de debate em tons apropriados não faz mal. Além disso, vale destacar a atuação de Lilla Kizlinger, vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim na categoria Atriz Coadjuvante. De fato, é a melhor atuação de um elenco recheado de boas performances.

Em resumo, Eu Vejo Você em Todos os Lugares não é um filme fácil. Utilizando-se de uma trilha sonora minimalista e um ritmo extremamente lento, será difícil segurar o espectador até o final. Mesmo com ótimas atuações, diálogos ricos e um final atraente. Mas, no conjunto da obra, é um importante espelho da nossa sociedade atual.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Eu Vejo Você em Todos os Lugares

Eu Vejo Você em Todos os Lugares: elenco

Eszter Balla
Laszlo Cziffer
Péter Fancsikai
Juli Jakab
Fliegauf János
Felicián Keresztes
Lilla Kizlinger

Ficha Técnica

Título original do filme: Rengeteg – Mindenhol látlak
Direção:
Benedek Fliegauf
Roteiro: Benedek Fliegauf
País: Hungria
Duração: 112 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
5
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman