Festival Cinefantasy 2022 Pussy Cake

Foto: Reprodução

Cinefantasy encerra com sucesso de público e anuncia nova edição em 2022

Rosa Sanches

|

16 de junho de 2022

O Festival Cinefantasy 2022 encerra nesta quinta-feira, 16 de junho, sua 13ª edição iniciada em 25 de junho. O desfecho do evento será com a “Mostra do Homenageado Neville D’Almeida”.

Sendo o principal festival de cinema de filmes de fantasia, assim como ficção científica e terror, os seis dias de evento contaram com exibições de 84 filmes nacionais e internacionais. Longas “A Vingança de Jairo”; “Colômbia”; e “Açucena”; bem como curtas, workshops, debates e oficinas de cinema, contaram com ótima presença do público. Assim como temas como a percepção do cinema, técnicas de filmagem, efeitos visuais e ilusão de ótica marcaram presença nas discussões.

“Festivais de cinema são engrenagens vitais. Eles não apenas tornam as obras que nem sempre encontram espaço circuito comercial, mas também porque abrigam reflexões sobre o cinema, os rumos que ele pode tomar e porque reúnem pessoas com interesses comuns. Nossa 13ª edição celebrou o reencontro com as pessoas e as telas num memorável onde pudemos ter perto quem esteve distante nesses anos de pandemia”, declarou Eduardo Santana, idealizador e coordenador do festival.

Leia também:

Vibra Open Air 2022 traz experiência deliciosa para São Paulo

Sem fúria e curto, ‘A Ira de Deus’ tem roteiro e personagens mal desenvolvidos

‘Constantine: Casa dos Mistérios’ traz terror às animações da DC

Sucesso total

A saber, o Festival Cinefantasy 2022 foi totalmente gratuito. Além disso, toda a programação distribuída nos espaços Oficina Cultural Oswald de Andrade, AACD de São Paulo, Reserva Cultural e Cine Satyros Bijou. Provando o sucesso do evento, amantes de cinema fantástico esgotaram quase todas as exibições.

“Pela primeira vez recebemos no Brasil o Gran Prêmio Fantlatam. Uma premiação que consagra obras, cineastas, roteiristas, atrizes e atores e que é promovida pela Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico”, disse a diretora geral do Festival, Mônica Trigo.

“Hoje o cinema fantástico é consagrado nas maiores premiações do mundo e se posiciona fortemente contra a degradação das cidades, a destruição dos recursos naturais, o racismo estrutural, a misoginia e a discriminação da comunidade LGBTQIA+”, completou.

União de festivais de cinema do gênero

Durante a pandemia, 22 festivais de cinema do gênero deram as mãos. Fizeram assim uma teia colaborativa de conteúdos, um intercâmbio de jurados e, sobretudo, criaram um novo formato de relacionamento entre festivais de cinema fantástico nas Américas, selando um pacto de união e compromisso permanente.

“Nós acreditamos que o apocalipse e a distopia devem permanecer nas telas, que o cinema traduz a dimensão simbólica dos cantos e recantos de cada país, atua como instrumento de reflexão potente que nos protege dos autoritarismos, e que deve ser um gatilho consciente de mudança das nossas sociedades a favor da democracia”, concluiu Trigo.

A 14º edição do Festival Cinefantasy já tem data marcada ainda para 2022. O evento está previsto para os dias 21 a 25 de setembro. As inscrições, aliás, já estão abertas. Então, para não ficar de fora desse megaevento, faça a sua através do site oficial do festival.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Rosa Sanches

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme