Festival do Rio 2019 | Filmes políticos em cartaz no evento

Wilson Spiler

|

17 de dezembro de 2019

Em dias de tanta polaridade na política, certamente, o tema não poderia ficar de fora desta edição do Festival do Rio. A saber, o evento acontece até o dia 19 de dezembro. Então, confira uma seleção de filmes que abordam esta temática que ainda estão em cartaz no evento:

Quatro dias com Eduardo

São Paulo, eleições municipais de 2016. Saímos do Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar o último final de semana de campanha do ex-senador

Eduardo Suplicy, então candidato a vereador. Entre agendas políticas e momentos do cotidiano e da vida privada, o filme reflete o Brasil político pós-impeachment, enquanto se aproxima de uma das figuras mais icônicas e midiáticas da política brasileira. Participações de Eduardo Suplicy, Fernando Haddad, Supla e João Suplicy. Sessões do Festival do Rio:

  • TER (17/12) 15:15 Estação NET Rio 3

Leia mais:

BRASIL ESTÁ FORA DO OSCAR 2020 DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO
– TOP GUN: MAVERICK | TOM CRUISE GANHA NOVO TRAILER: ASSISTA
SUPERMAN – ENTRE A FOICE E O MARTELO RECEBE PRIMEIRO TRAILER: VEM VER!
Partida

Diante do resultado da última eleição no Brasil, uma atriz decide candidatar-se ela mesma à presidência da república e juntar-se a uma trupe numa viagem apaixonada em defesa de uma utopia: tentar passar a virada do ano nos braços de sua maior inspiração política, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.​ Sessões do Festival do Rio:

  • TER (17/12) 14:00 Instituto Moreira Salles
Amazônia Sociedade Anônima

Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.​ Sessões do Festival do Rio:

  • TER (17/12) 19:00 Kinoplex São Luiz 1
Outubro

Faltando uma semana para a eleição presidencial de 2018, a atriz e escritora Maria Ribeiro decide registrar e investigar os últimos dias de um país dividido. Em conversas com amigos próximos e entrevistas que incluem a candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila e a psicanalista Maria Rita Kehl, o documentário faz um paralelo entre a crise do país e o fim de um casamento.​ Sessões do Festival do Rio:

  • TER (17/12) 20:00 Estação NET Rio 3
  • QUA (18/12) 14:00 Instituto Moreira Salles
Amnestia

Uma remontagem sensível dos pedidos de desculpas emitidos pelas Caravanas da Anistia a todos que tiveram suas vidas afetadas pela ditadura civil-militar no país. A obra utiliza apenas material de arquivo e é narrada por Paulo Abrão, ex-Secretário Nacional de Justiça. Sessões do Festival do Rio:

  • QUA (18/12) 17:00 Estação NET Rio 4
Encarcerados

Filmagens em oito penitenciárias de São Paulo, Brasil, revelam a vida dos carcereiros. Uma viagem ao submundo do sistema prisional brasileiro, visto pelos olhos de heróis anônimos, vigiando os portões de um inferno que a sociedade prefere ignorar. Sessões do Festival do Rio:

  • QUA (18/12) 17:00 Estação NET Rio 4
Aos Nossos Filhos

Vera, uma ex-combatente da ditadura militar que viveu em diversos países da América do Sul, é mãe de Tânia, que, casada com outra mulher há quinze anos, está grávida do primeiro filho do casal. O filme aborda esse relacionamento.​ Sessões do Festival do Rio:

  • TER (17/12) 19:00 Estação NET Gávea 3
  • TER (17/12) 19:00 Estação NET Gávea 5
  • QUA (18/12) 18:45 Roxy 1
  • QUA (18/12) 21:00 Reserva Cultural Niterói 1
Os Miseráveis

Stéphane ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris onde Victor Hugo hambientou seu famoso romance Os miseráveis. Ao lado de seus novos colegas, Chris e Gwada – ambos membros experientes da equipe – ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana. Inspirado nas manifestações de 2005 em Paris, este é um retrato provocador das tensões entre a população e a polícia. Prêmio do Júri, Cannes 2019.​ Sessões do Festival do Rio:

  • QUA (18/12) 21:30 Estação NET Botafogo 1
Uma Vida Oculta

Baseado em um episódio real, o filme do visionário escritor e diretor Terrence Malick é a história de um herói desconhecido, Franz Jägerstätter, que se recusou a lutar pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Quando o camponês austríaco se depara com a ameaça de execução por traição, sua fé inabalável e seu amor por sua esposa Fani e seus filhos mantêm seu espírito vivo. Exibido na Competição Oficial do Festival de Cannes 2019. Sessões do Festival do Rio:

  • TER (17/12) 18:15 Estação NET Botafogo 1
Jojo Rabbit

O diretor e roteirista Taika Waititi traz seu estilo de humor para o seu mais recente filme, uma sátira da Segunda Guerra Mundial que acompanha um garoto alemão solitário. A visão de mundo de Jojo vira de cabeça para baixo quando ele descobre que sua mãe solteira está escondendo uma jovem judia em seu sótão. Com a ajuda apenas de seu amigo imaginário idiota, Adolf Hitler, Jojo deve confrontar seu nacionalismo cego. Vencedor do prêmio de melhor filme pelo público no Festival de Toronto 2019. Sessões do Festival do Rio:

  • QUA (18/12) 19:30 CCLSR – Cine Odeon Claro

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman