programação Festival Varilux de Cinema Francês 2022 13ª edição Gilles Lellouche em Golias, suspense de Frédéric Tellier (foto de Cristine Tamalet)

Foto: Cristine Tamalet / Divulgação

Festival Varilux de Cinema Francês divulga programação da edição 2022

Wilson Spiler

|

7 de junho de 2022

O cinema francês com suas histórias ricas, relevantes e inspiradoras volta à cena com a chegada nas salas dos cinemas do Festival Varilux de Cinema Francês 2022. Único evento audiovisual realizado nacionalmente e simultâneo em municípios de quase todos os estados brasileiros, a 13ª edição do festival ocorre entre 21 de junho e 6 de julho. Além disso, brinda o público com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa e dois filmes como homenagem: a um clássico e em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês Molière.

Enfim, confira a programação completa no site do evento. A lista de cidades e de cinemas participantes será continuamente atualizada na página do Festival Varilux 2022. O valor do ingresso é o já cobrado por cada exibidor.

Leia também:

Relembre o Festival Varilux de Cinema Francês 2021

CCXP 2022 abre venda do 2º lote de ingressos

O que e/ou quem é ‘A Boa Mãe’?

Diretores aclamados e obras premiadas

Na seleção dos inéditos desta edição estão produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (Peter Von Kant); assim como Cédric Klapisch (O Próximo Passo); Asghar Farhadi (Um Herói); e Louis Garrel (Um Pequeno Grande Plano).

Além disso, integram a programação obras premiadas como, por exemplo, O Acontecimento, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021; bem como Um Herói, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; Contratempos, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; por exemplo. O Destino de Haffmann, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021; e Peter Von Kant, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

Novidades no Festival Varilux 2022

Atentos às mudanças no mercado audiovisual mundial e particularmente no francês, os diretores do Festival Varilux 2022 resolveram inovar este ano. A edição terá, pela primeira vez, uma mostra de sete séries francesas inéditas. A curadoria criteriosa já conhecida para os longas-metragens participantes se estendeu ao formato seriado e produções recentes foram selecionadas para serem exibidas em São Paulo e no Rio de Janeiro. As cidades recebem ainda uma masterclass e um encontro profissional durante o festival. E, em data a ser divulgada posteriormente, as séries serão disponibilizadas para todo o Brasil gratuitamente no streaming.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme