‘Fifa 23’ segue a fórmula de sucesso que agrada seus milhares de fãs
Felipe de Andrade
Em 1993 foi lançado o primeiro jogo oficial da Fifa para videogames, chamado de ‘Fifa International Soccer’. Eu tive a oportunidade de jogar o título quando era moleque, no meu Mega Drive 3. E lembro de me divertir jogando e de ficar bastante frustrado com os controles difíceis de dominar. O jogo não era nenhum Superstar Soccer, mas ainda assim era uma das melhores experiências com futebol que se podia ter na época com videogames.
Quase 30 anos depois a querida franquia futebolística acaba de receber a sua última edição com ‘Fifa 23’. E não foi porque EA Games vai abandonar o desenvolvimento dos jogos de tão amado esporte. Mas sim por questões de negociações com a própria Fifa. As duas gigantes não chegaram mais em um denominador comum. E issoacabou resultando no rompimento da parceria e na mudança do nome da franquia para EA Sports FC a partir do ano que vem.
- ‘God of War Ragnarok’ é forte candidato a game do ano
- ‘Gotham Knights’ decepciona pela falta de originalidade
- Reboot de ‘Saints Row’ mantém a diversão da franquia
O Fifa 23
Além de carregar o peso de todo o legado da série. Fifa 23, busca se manter como o melhor e mais completo jogo de futebol da atualidade. Além disso, o game traz algumas novidades para que não seja considerado mais do mesmo ou até como apenas uma atualização da edição passada.
Baseada neste pensamento o estúdio conseguiu com muita eficiência dar um gás na qualidade das animações de todas as ações realizadas pelos jogadores com a atualização do sistema Hypermotion para a nova geração. Ele possui uma versão melhorada e atualizada do motor responsável por cuidar de trazer mais realismo para as partidas através de uma movimentação muito mais fluída e natural por parte dos jogadores enquanto chutam, driblam, correm e também comemoram, porque não?
Hypermotion 2
Até mesmo o contato entre os jogadores durante a disputa de bolas e carrinhos, além do controle com a bola no pé foram refinados para a nova versão. FIFA 23 ainda não alcançou a perfeição, mas é possível notar que a Hypermotion 2 ajudou a dar uma balanceada na jogabilidade dando um ritmo mais agradável de se ver para as partidas.
Alguns pontos negativos que podemos citar, e que provavelmente serão ajustados com alguma atualização. Os goleiros, por exemplo, sofrem com uma inteligência artificial defeituosa que os fazem se movimentar e se posicionar muito mal na hora da finalização aceitando frangos nos piores momentos. Sem contar que também temos a dificuldade de fazer o uso dos jogadores da defesa em tempo hábil, sendo outro ponto que precisa de alguma revisão, pois existe um certo atraso aparente no tempo de reação dos zagueiros no geral, além de uma constante troca para os jogadores errados quando apertamos o botão.
Melhorias
Voltando para a linha das melhorias, outra situação que podemos relatar é a reformulação no sistema de controle dos chutes com a bola parada. Agora ao cobrar falta, escanteios e até pênaltis, Fifa 23 disponibiliza uma prévia em tempo real que mostra exatamente onde a bola será acertada assim como do efeito e direção que serão impostos sobre a bola após o apertar do botão.
Outra adição que já era esperada há anos pelos fifeiros mundo afora é o cross play multiplataforma, onde jogadores de diferentes plataformas de mesma geração conectados à internet podem se enfrentar a qualquer momento. Esta novidade visa reduzir o tempo de espera para encontrar partidas e jogadores online, já que seus números se tornam bem maiores graças a essa nova opção de multiplayer.
Ataque especial
FIFA 23 também ganhou um tipo de ataque especial para os artilheiros dos times. Estou falando dos Power Shots, ou simplesmente Super Chutes. Eles consistem em uma técnica utilizada para gerar chutes mais fortes e certeiros que o normal, mas que demandam de um certo tempo para serem executados. Este tempo acaba deixando o atacante mais vulnerável a roubadas de bola por parte dos adversários, então use com sabedoria para não desperdiçar a oportunidade de finalizar as jogadas.
Todas essas novidades também fazem parte das partidas com times femininos em Fifa 23, inclusive o Hypermotion 2 também foi implementado para as jogadoras presentes no título. E vale lembrar que além das seleções femininas introduzidas anteriormente, a versão deste ano conta com 2 ligas importantes no futebol feminino mundial, a inglesa e a francesa. Ainda é muito pouco, mas a tendência é que esse número aumente ano após ano.
Modos de jogo
Agora vamos falar um pouco sobre os modos de jogo presentes em FIFA 23 que seguem sem grandes novidades desde a edição passada.
Jogo Rápido
É possível iniciar partidas clássicas amistosas ou finais de campeonatos escolhendo diversos times para jogar sozinho com um amigo com as regras tradicionais ou alternativas, com partidas de Vale Tudo onde a arbitragem não apitará faltas e nem impedimentos; jogos onde só são válidos gols de cabeça ou de voleio; também existe a opção De Fora Vale 2, onde gol de fora da área marcam dobrado no placar, para citar alguns modos.
Modo Carreira
Ao jogar como manager, além de ser possível criar um técnico fictício, foi incluída a opção de jogar com técnicos reais onde assumimos o comando do clube que ele comanda na vida real, podendo fechar contrato com outros times, e até mesmo começar um time do zero para chamar de seu.
Como jogador, é possível criar um atleta que começa a carreira como revelação do time escolhido que irá buscar se desenvolver até chegar a ser um grande astro do futebol. Além disso, quando se aposentar ainda poderá tentar continuar na ativa como técnico. Aqui também é possível seguir carreira como um atleta real presente em centenas de clubes do mundo em Fifa 23. A grande novidade fica por conta do sistema de personalidade (o que são rebelde, diligente e há uma do time) e para evoluir a personalidade de sua preferência basta realizar objetivos e ações vinculadas a ela.
Volta e Pro Clubs
A novidade é que juntaram estes dois modos para facilitar um pouco a vida dos jogadores no quesito evolução, já que a experiência e habilidades obtidas neles passam a ser compartilhadas com o mesmo Avatar.
No modo volta temos o futebol mais próximo do que os jogos de Fifa Street já foram um dia, mas sem empolgação e o brilho deles. Podemos criar um avatar que irá participar de partidas de futebol de rua com time reduzido, realizando dribles e combos para angariar mais pontos de XP.
O pró clubes permite usar o mesmo avatar do Volta para ingressar em partidas online de até 11 jogadores com amigos ou desconhecidos, com jogos amistosos ou seguindo carreira e até criar clubes para começar do zero a sua história.
Temporadas
Aqui disputamos sozinhos ou com um amigo online partidas em temporadas em sequência buscando ser campeão de clubes da primeira divisão. Nada demais aqui.
Fifa Ultimate Team ou FUT
Este é o principal modo de jogo da franquia há anos. Sem contar que é também sua principal fonte de obtenção de renda constante para EA games, além das vendas do jogo, logicamente.
O sistema de obtenção de cartas de atletas sofreu alterações que podem não agradar todos os jogadores, principalmente os de PC depois que essa versão ficou de fora do mercado de cartas vinculado às plataformas de nova geração.
O sistema de química que avalia o entrosamento entre os atletas do elenco sofreu alterações positivas que melhoram o desenvolvimento do time durante as partidas, passando a ser menos burocrático.
Uma boa adição para o FUT deste ano é a opção Momentos, onde somos colocados em situações aleatórias em determinados jogos para realizar objetivos pré-definidos em busca de variadas recompensas, com pouco tempo de jogo disponível na resolução dos objetivos.
FIFA World Club Qatar 2022
No dia 9 de novembro Fifa 23 recebeu uma atualização gratuita com o principal campeonato mundial de futebol que vai rolar ainda neste ano, a Copa do Mundo da Fifa 2022 que acontece no Catar.
Será possível disputar a Copa seguindo a tabela oficial com qualquer uma das 32 seleções já em seus grupos reais definidos por sorteio, em busca da taça do mundo. Além disso, também será possível realizar modificações nas chaves, trocando as seleções de lugar e até incluindo outras nações que não se classificaram para participar do campeonato. Na opção torneio online podemos disputar a Copa com outros jogadores em partidas online para tentar chegar ao topo da tabela.
FIFA World Club Ao Vivo
Aqui, a EA vai atualizar as partidas de acordo com os jogos reais a Copa do Mundo, assim como os elencos de cada time. Ainda será possível disputar jogos que já aconteceram no torneio para tentar mudar o resultado da Copa.
Também teremos bônus que estarão disponíveis para o FUT com temática da Copa do Mundo durante este final de ano, como uniformes, bolas oficiais e visuais dos estádios para citar alguns, que servem também para dar mais volume ao pacote. A EA já confirmou que vai realizar uma atualização semelhante durante a Copa do Mundo feminina da FIFA no ano que vem.
Visual
Quanto ao seu visual, a franquia vem mantendo uma boa qualidade de modo geral nos últimos jogos. Destaques positivos para as animações de entrada dos times e jogadores. As comemorações e replays são dinâmicas que parecem ganhar vida chegando a confundir com partidas reais em alguns momentos. E negativos com algumas animações meio robóticas e estranhas vistas em certos momentos no modo Carreira e Volta. Sem contar a falta de riqueza dos detalhes nos campos menores deste último modo.
O game tem uma trilha sonora incrível e localização completa para o nosso idioma. Ele tem narrações em português como de costume, o jogo segue a tradição de ser acessível a todos os jogadores.
Narrações
FIFA 23 conta com narrações cativantes com as vozes de Gustavo Villani e Caio Ribeiro. A saber, eles são figurinhas carimbadas da franquia. Além disso, o game adiciona a voz da brasileira Natália Lara como a primeira narradora Latina a aparecer em um jogo da FIFA. Fato que garante um pouco mais de diversidade ao título.
A trilha conta com faixas de bandas como Gorillaz, Tribalistas, Imagine Dragons, Billie Eilish e diversos outros artistas. A música que se destaca pela nostalgia e por ter sido o tema de Fifa 99 é The Rockafeller Skank do Fat Boy Slim. Aquela com estrofe de quatro linhas que se repete infinitamente e nunca mais vão sair da sua cabeça.
Duvido que você não se lembre:
“Right about now
The funk soul Brother
Check it out now
The funk soul Brother”
Veredito
Fifa 23 segue à risca a sua fórmula. Ela traz poucas novidades que justificam a sua compra para quem já possui o jogo do ano passado. Agora, caso você seja um grande fã da franquia pode ficar tranquilo que já sabe o que vai encontrar. Os mesmos modos de jogo com algumas atualizações e melhorias. Sem contar muito conteúdo e centenas de horas de diversão. Tudo isso com o plus de poder jogar a Copa do Mundo da Fifa deste ano sem pagar nada além por isso.
O último Fifa pode não agradar 100% dos jogadores, mais fecha seu legado com saldo de gols positivo.
Prós
- bastante conteúdo
- disputar a copa
- a Hypermotion 2
- fidelidade do visual dos jogadores
Contra
- poucas novidades
- modo volta continua sendo uma sombra de FIFA Street
- goleiros burros
- navegação lenta dos menus
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: