Folclore Brasileiro vira série assustadora no Youtube

Giselle Costa Rosa

|

27 de março de 2017

Em Imaginário, uma web-série carioca que estreou no dia 31 de outubro deste ano no Youtube, o final de cada história não está na tela, mas a forma como foi idealizada permite que em seu íntimo cada um saiba o que aconteceu.

Um novo episódio é lançado toda quinta-feira, até que os 10 desta primeira temporada tenham sido publicados. O mais recente, “O Garoto de uma perna”, é o sexto.

O projeto foi criada pelo diretor Bruno Esposti, de 24 anos. A idade é um componente importante neste contexto: toda a equipe é bastante jovem, alguns assumindo cargos de direção pela primeira vez. O resultado, no entanto, denota um apuro estético muitas vezes inalcançado por produções do gênero que investem nas narrativas folclóricas.

O Chupa Cabras em Imaginário (Foto: Rafa Chlun)

A diferença, no caso de “Imaginário”, é que os episódios, em sua maioria, fogem do gore ou do trash para investir num terror psicológico, criando uma tensão. Entre ataques de chupa-cabra, perseguições do saci e ovos fecundados pelo diabo em plena quaresma, cada um dos episódios possui em média apenas 3 minutos de duração.

A psicóloga Mariana Castro trabalhou no desenvolvimento das narrativas. Ela se envolveu com o projeto principalmente pela perspectiva do espelho. Os mitos como reflexo de Eu. De nossos medos , nossas ansiedades e nossa relação com o inteiramente outro.

::: Confira abaixo cada um dos episódios

Episódio 1 – Diabinho na Garrafa

Episódio 2 – A Mulher do Espelho

Episódio 3 – Cabrita

Episódio 4 – O Sopro

Episódio 5 – O Velho do Saco

Episódio 6 – Garoto de uma perna

Episódio 7 – Curupira

Episódio 8 – Boto

Episódio 9 – Equino

Episódio 10 – Sereia

Foto de capa: O Curupira (por Rafa Chlun)

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman