Fotógrafo Gustavo Malheiros lança livro Anônimos + famosos

Vanesca Soares

Algumas personalidades famosas e reconhecidas por grande parte dos moradores da Cidade Maravilhosa possuem esse status não por frequentarem revistas ou sites de celebridades, mas porque se destacam de alguma forma entre os demais. Anônimos para alguns, mas famosos para muitos, chegam agora ao grande público pelas lentes do fotógrafo Gustavo Malheiros no livro Anônimos + Famosos.
Em 2002, foi lançada a primeira edição de Anônimos famosos. Desta vez são 224 páginas que contam a história de 43 personagens. Entre eles, Ivy Amista da Lima, o ‘Xuxa do Sinal’, que imita a apresentadora Xuxa com direito a peruca loura e muita maquiagem, sendo figura conhecida dos motoristas que ficam presos nos longos engarrafamentos da Barra da Tijuca. Tem ainda Carlos Clay Jaccinto, o ’Jacaré dos Patins’, que de legging, chapéu, óculos escuros e casaco de paetês dança de patins para quem quiser assisti-lo no Centro do Rio. Já Natasha Jascalevich, a ‘Mulher Cobra’, é contorcionista, tem 20 anos e seja na Praça da Bandeira ou em festas particulares mostra como sabe dobrar o corpo.
A publicação chegou às livrarias em março, 12 anos depois do lançamento de “Anônimos Famosos”. O livro atual repete a fórmula com expressivas fotos coloridas e em preto e branco de Gustavo Malheiros e textos que revelam um pouco sobre os personagens, escritos pelos autores convidados Clara Reis e João Paulo Cuenca. Publicado pela editora Arte Ensaio, o projeto “Anônimos + Famosos” durou dois anos entre sua idealização, produção e execução. A direção de arte fica por conta de Christiano Menezes, da Retina 78.
Capa-Anonimos+Famosos_alta
”Senti a necessidade de dar continuidade ao projeto, que é muito especial para mim. Ainda existiam muitos outros personagens para serem mostrados. Como se passaram tantos anos, alguns já morreram, mas surgiram também novas figuras que precisavam ser mostradas. É, na realidade, um projeto que nunca acaba”, afirma Malheiros.
Formado pela School of Visual Arts (Nova York, 1994), o fotógrafo Gustavo Malheiros foi assistente do fotógrafo Bruce Weber em diversas campanhas fotográficas em Nova York (Calvin Klein, Gianni Versachi, Revista Interview). Já como fotógrafo autônomo, foi responsável por criar as imagens para diversas campanhas publicitárias. Na área editorial fotografou para as revistas Oi, Vogue, Trip e TPM. Publicou os livros “O Coração do Brasil”, “Anônimos Famosos”, “O Livro das Águas”, “Ilhas brasileiras”, “Amazônia”, “Foi no carnaval que passou”, “Pedra e luz” e “Backstage”, todos com imagens próprias.

Vanesca Soares

NAN