Dua Lipa Future Nostalgia álbum crítica

‘Future Nostalgia’, a celebração nostálgica de Dua Lipa

Ana Rita

|

18 de janeiro de 2021

Dua Lipa traz, em Future Nostalgia, para o presente uma futurística nostalgia ao pop, funk e disco dos anos 80 e 90. Assim, com uma verdadeira aula de dança, a cantora, agora mais madura, continua o empoderamento feminino do trabalho anterior, o álbum “Dua Lipa”, com faixas como “New Rules” e “IDGF”.
Mesmo trazendo músicas mais dançantes e animadas, as letras mostram uma certa superação, entendimento sobre relacionamentos até nas músicas mais românticas. 

Dua Lipa Future Nostalgia crítica álbum

Aula de dança

Como descrito pela própria Dua Lipa, Future Nostalgia, em termos musicais, é uma “aula de dança”. Devido a um vazamento, e sendo um dos álbuns mais aguardados de 2020, o lançamento acabou sendo antecipado para 27 de março. Coincidindo com o início da pandemia do COVID-19.
De fato, em tempos normais, Future Nostalgia seria o ‘queridinho’ das baladas e pistas de dança. Com beats mais envolventes e uma sonoridade disco dos anos 80. Talvez o momento não tenha sido tão oportuno, mas com o vazamento, era o melhor a ser feito. E, mesmo assim, o trabalho alcançou seu objetivo, conseguindo se adequar ao ‘time’. Com os challenges de “dancinhas” do Tik Tok, as faixas do álbum logo tomaram conta da rede, sendo sucesso para os desafios de dança e coreografia.
As músicas “Don’t Start Now”, “Levitating”, “Physical” e “Hallucinate” são as mais dançantes, sendo as obras máximas nesse trabalho de Dua. Quando se escuta “Hallucinate” pela primeira vez, é quase inegável a sensação de já ter ouvido aquela música antes. Com produção de Stuart Price, é notável uma certa influência de grandes divas, como Madonna, por exemplo. Afinal, Price trabalhou com a artista em “Confessions On Dance Floor”, de 2005, que conta com hits dançantes como “Jump” e “Hung Up”.

  • Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

[youtube v=”qcZ7e9EOQTY”]

Som futurista e nostálgico

Como dito na música “Future Nostalgia”, “You want a timeless song”
(Você quer uma música atemporal), é possível que Dua Lipa queira mostrar que músicas podem ser atemporais, mas também, podem ser reinventadas. A primeira faixa do álbum serve como manifesto para a nova era de Dua Lipa. A female alpha que precisa agradar e garantir seu espaço, nesse caso, no mundo fonográfico.
[youtube v=”8EJ-vZyBzOQ”]
O começo do trecho inicial de “Future Nostalgia” com efeito de voz, remete ao feito com frequência por artistas como Jamiroquai e Daft Punk, como em produções dos anos 80. Temos aí as primeiras referências de Lipa.
Em “Physical”, o próprio título já pode nos levar aos anos 80. Isso porque foi quando a atriz e cantora Olivia Newton-John lançou sua música de mesmo nome. Com interpolações da canção de Olivia, Dua Lipa traz da forma mais atual possível, uma balada disco.
[youtube v=”9HDEHj2yzew”]

Tamborzin Tamborzin

O ano de 2020 também foi marcado pelo reality show “Big Brother Brasil 20”, programa que influenciou o grande destaque de uma faixa do álbum no Brasil. Uma das participantes, Manu Gavassi, logo se mostrou fã da cantora, desde o corte de cabelo, que foi bastante comparado, até a coreografia que havia montado para a música “Don’t Start Now”.
Devido à popularidade do reality, logo a “dancinha” virou febre nas redes sociais. Em meio a uma pandemia, e sem poder realizar festas, muitos acompanhavam as festas do programa, sendo o momento de “Don’t Start Now” um dos mais esperados e viralizados. O sucesso foi tanto, que a própria Dua Lipa, realizou uma apresentação, através de live, no programa. Após a performance no BBB e bombando nas redes e nos streamings de música, “Don’t Start Now” ficou em 1º lugar no Spotify Brasil.
[youtube v=”oygrmJFKYZY”]

Referências

Future Nostalgia é recheado de referências, que inclusive, depois participaram da versão remix Club Future Nostalgia, feita por Dua Lipa e a DJ americana The Blessed Madonna. A saber, entre os artistas participantes, temos Madonna, Missy Elliot, Gwen Stefani e Jamiroquai.
Assim, analisando faixa por faixa, são inúmeras as referências de Lipa no álbum. Em “Good in Bed”, temos claramente uma música que poderia ter sido gravada pela cantora britânica Lily Allen. Tanto pela letra, como por parte da batida. Com uma faixa bem humorada, facilmente lembra alguns trabalhos da artista.
[youtube v=”bJKr_XQIALk”]
Outra música interessante é “Break My Heart”. Apesar de falar sobre corações partidos, poderia ser o amadurecimento ou continuação de “New Rules” do álbum anterior. A cantora não deixou de trazer referências, tendo também a sample de “Need You Tonight”, da banda INXS, também bem popular no final dos anos 80.
[youtube v=”Nj2U6rhnucI”]

Lado B

Durante uma live, Dua Lipa confirmou um lado B para 2021, que servirá também de divulgação para Future Nostalgia Tour, que não pode nem ser planejada devido a pandemia do Covid-19. 6 faixas bônus, e 3 músicas novas.
Enfim, vendo o sucesso que Future Nostalgia teve, fica a ansiedade para saber como serão as novas faixas de Dua Lipa. Espera-se assim, que em 2021, possamos todos aproveitar melhor ainda o álbum mais dançante de 2020.
[youtube v=”AbUoJ7VmBeo”]

Faixas de ‘Future Nostalgia’, de Dua Lipa:

  1. Future Nostalgia
  2. Don’t Start Now
  3. Cool
  4. Physical
  5. Levitating
  6. Pretty Please
  7. Hallucinate
  8. Love Again
  9. Break My Heart
  10. Good In Bed
  11. Boys Will Be Boys

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
9
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 9

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman