Galileu Galilei ganha vida no Planetário

Alan Daniel Braga

Uma experiência sensorial surpreendente… É isso que promete A Vida de Galileu, leitura dramatizada adaptada da obra de Bertolt Brecht que acontece na cúpula Galileu Galilei na próxima quinta-feira, dia 15 de maio.

O texto, parte do teatro épico de Brecht, busca um experimento de reflexão e olhar crítico do espectador. A narrativa nos transporta para a época em que um homem não se contentou em acatar as verdades absolutas do clero e resolveu dar vazão às suas inquietações e sonhos para descobrir outras verdades e assim contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico. Na encenação, Galileu defende seu método científico, baseado na experimentação, o que representou uma ruptura como método Aristotélico, mais apoiado na impressão dos sentidos e do senso comum.

A invenção e o aperfeiçoamento de alguns instrumentos já criados, como é o caso do telescópio, permitiu algumas de suas principais descobertas como as crateras, montanhas e “mares” lunares, os quatro principais satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as manchas solares.

Com texto adaptado por Paulo Noronha Lisboa Filho e Francisco Carlos Lavarda, e tradução de Roberto Schwarz, A Vida de Galileu ganhará o suporte visual de projeções de imagens do espaço e das descobertas do físico, matemático, astrônomo e filósofo. A leitura ficará a cargo dos atores Nicolai Nunes e Ana Flávia Chrispiniano, que dão vida a Galileu e seu amigo e aprendiz Andrea Sarti, respectivamente.

O espetáculo começa às 20 horas e a entrada é franca.

SERVIÇO
A Vida de Galileu
Dia: 15/05/2014 – Quinta-feira
Horário: 20h
Local: Planetário da Gávea (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro)
Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea
Capacidade: 90 lugares
Duração: 90min
Classificação: 08 anos
Gênero: Biografia/científico
Gratuito
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Nicolai Nunes
Produção: Renata Guimarães (Xis Culturalis Produções Artísticas) e Fellipe Redó
Astrônomo: Bruno Mendonça
Elenco
Andrea Sarti – Ana Flávia Chrispiniano
Conde Giovanni: Geovane Barone (off)
Narradora: Kel Braga (off)
Galileu Galilei – Nicolai Nunes
1959334_10201520520409260_5203355568065359732_n

Alan Daniel Braga

Publicitário e roteirista de formação, foi de tudo um pouco: redator, produtor, vendedor, clipador, operador de som e imagem, divulgador, editor de vídeos caseiros, figurante e concursado. Crítico, irônico e um tanto piegas, é conhecido vulgarmente como Rabugento e usa essa identidade para manter um blog pouco frequentado (Teorias Rabugentas). Também mantém uma página no Facebook (Miscelânea Rabugenta), com a qual supre a necessidade de conhecer músicas, artistas e pessoas novas. Está longe de ser Truffaut, mas gosta de dar voz aos incompreendidos. (Acesse http://teoriasrabugentas.blogspot.com.br/ e curta https://www.facebook.com/MiscelaneaRabugenta)
NAN