Game of Thrones: autor e responsáveis pela série explicam cena chocante do último episódio
Wilson Spiler
[alert type=red ]CUIDADO! POSSÍVEIS SPOILERS A SEGUIR![/alert]
Que Game of Thrones sempre teve cenas de violência e sexo, isso não se discute. Porém, uma cena em especial ocorrida no último episódio exibido no dia 20 de abril chocou alguns fãs da série. Nela, Jaime Lannister estupra a irmã e amante Cersei, durante o velório do filho dos dois, o finado rei Joffrey.
>>> Intérprete de Joffrey Baratheon, de Game of Thrones, anuncia aposentadoria
A repercussão foi tão grande que George R.R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série, se viu forçado a comentar o assunto em seu blog, onde evita falar sobre a série ou os livros para não gerar spoilers.
“A cena sempre foi pensada para ser perturbadora… mas me arrependo se ela incomodou as pessoas pelos motivos errados”, disse o escritor ao fim de um longo texto em resposta a uma leitora que perguntou o motivo de mudar “uma cena de sexo para… um estupro”. O autor prossegue ainda:
“Se a série tivesse mantido algo do diálogo de Cersei nos livros, teria passado uma impressão diferente — mas esse diálogo foi construído pelas circunstâncias do livro, dito por uma mulher que revê o amante depois de muito tempo, temendo que ele tivesse morrido. Não acho que funcionaria”, afirmou Martin. “Nos livros, Jaime não está presente na morte de Joffrey e, na verdade, Cersei teme que ele também tenha morrido. Que ela tenha perdido tanto o filho quanto o pai / amante / irmão. De repente, Jaime surge diante dela. Mutilado e modificado, mas ainda assim é Jaime. Apesar do momento e do lugar serem extremamente inapropriados e Cersei ter medo de serem descobertos, ela sente tanto desejo quanto ele”, explicou.
Martin ressalta ainda que reforça a dinâmica na série é completamente diferente, pois Jaime já retornou à Capital semanas antes e se encontrou com Cersei em várias ocasiões.
“O cenário é o mesmo, mas nenhum dos personagens está na mesma posição dos livros, o que pode explicar porque Dan & David (produtores e roteiristas da série) fizeram a cena diferente. Mas essa é a minha interpretação, nós nunca discutimos essa cena, pelo que eu me lembre.”
Além disso, no livro cada capítulo é escrito sob o ponto de vista de um personagem. “Eu escrevi essa cena sob o ponto de vista de Jaime, então o leitor está dentro da cabeça dele, ouvindo seus pensamentos. Na série, a câmera é necessariamente impessoal. Você não sabe o que ele está pensando ou sentindo, apenas o que estão dizendo e fazendo”, finalizou.
Nikolaj Costar-Waldau, Alex Graves, David Benioff e D.B. Weiss, que são, respectivamente, o ator que vive Jaimie, o diretor de “Breaker of Chains” e os criadores da série também se pronunciaram sobre a questão.
“Existe um significado nessa cena que vem diretamente dos livros – é a mente de George R.R. Martin que está em jogo. Eu demorei um pouco pra compreender completamente tudo, pois que acho que para algumas pessoas, vai parecer estupro. A intenção não foi unicamente essa”, afirmou Nikolaj ao The Daily Beast.
“Nunca fico animado de filmar cenas com sexo forçado. Mas toda a ideia, para mim, foi de ter Joffrey estirado ali, assistindo tudo. Cersei precisa lidar com Tyrion. A cena é principalmente sobre isso. É ela dizendo ‘eu quero matá-lo’, e Jaimie dizendo ‘não entendo o porquê de eu ter que matá-lo’. esse é provavelmente o principal motivo dela ceder, é fazê-lo aceitar, porque ela tem uma meta a ser cumprida. Ponto. O único homem pelo qual ela sente respeito, admiração e autoridade é seu pai. Além disso, ela ama seus filhos. Acho que – e digo isso pessoalmente – ela está usando Jaimie e ele ainda não descobriu”, disse Alex Graves ao The Hollywood Reporter e ao Vulture.
“Ela se transforma em uma cena horrível porque é claro que o corpo de Joffrey está logo ali e dá pra ver que Cersei está resistindo. Ela está dizendo não e ele está se forçando contra ela. Então foi uma cena muito desconfortável e difícil de gravar”, finalizaram David Benioff e D.B. Weiss em featurette de bastidores.
Game of Thrones é exibida aos domingos na HBO, simultaneamente no Brasil e EUA.