A Cartada Final | Três gerações e um grande assalto

A Cartada Final | Três gerações e um grande assalto

A Cartada Final (The Score, 2021) é, antes de mais nada, um filme sobre grande assalto. Mas não é apenas isso. Trata-se também de um belo encontro entre três gerações de ótimos atores do cinema, além de um belo trabalho de Frank Oz (talvez o “conhecido mais desconhecido” do mundo).

Aliás, chega a ser curioso o fato de Frank Oz não ter o reconhecimento que merece. O diretor de A Cartada Final tem quatro grandes comédias no currículo. A saber, ‘A Pequena Loja de Horrores (Little Shop of Horrors, 1986)’; ‘Os Safados (Dirty Rotten Scoundrels, 1988)’; ‘Nosso Querido Bob (What About Bob?, 1991)’; ‘Os Picaretas (Bowfinger, 1999)’ e ‘Os Muppets Conquistam Nova York (The Muppets Take Manhattan, 1984)’.

As Vozes de Frank Oz

Por falar nos Muppets, este é um dos programas que deixou o diretor, ou melhor dizendo, a voz do diretor famosa. Somente neste show ele empresta sua vocês para três icônicos personagens: o urso Fozzie, o baterista Animal e a sensual Miss Piggy. O cineasta participou também de outro grande programa infantil: Vila Sésamo, onde interpretava os personagens Beto, Cookie Monster e Grover. Mas o seu maior personagem como dublador é na saga Star Wars, onde ele dá vida ao inigualável Mestre Yoda. Você desse personagem se lembra, certo?

Sinopse

Mas voltando ao filme, A Cartada Final conta, em suma, a história de Nick Wells (Robert De Niro). Um assaltante profissional que, após quase ser pego em seu último “trabalho”, resolve se aposentar. Ele comenta com sua namorada Diane (Angela Bassett), que vai agora comandar legalmente o seu Clube de Jazz em Toronto e morar com ela que, a saber, é o grande amor de sua vida.

O plano será adiado após Max (Marlon Brando), seu grande amigo e financiador, lhe faz uma oferta irrecusável: US$ 4 milhões para roubar cetro francês histórico que foi descoberto por acidente e está preso na alfândega. Porém, para realizar esse trabalho ele será obrigado a trabalhar com Jack Teller (Edward Norton), o jovem protegido de Max. Nick terá que quebrar, assim, duas regras que foram vitais para o sucesso de sua carreia: jamais assaltar na cidade onde mora e nunca trabalhar com parceiros.

Três astros de três gerações

Além do ótimo roteiro, repleto de reviravoltas, A Cartada Final tem como grande trunfo esses três atores de gerações diferentes que, cada um a sua maneira, marcaram três gerações diferentes. Começando por Marlon Brando, Robert De Niro, bem como Edward Norton são atores maravilhosos e que interpretaram personagens incríveis na história do cinema. A saber, Brando e De Niro, inclusive, deram vida ao inesquecível Vito Corleone, respectivamente em ‘O Poderoso Chefão’ (The Godfather, 1972) e ‘O Poderoso Chefão: Parte II’ (The Godfather: Part II, 1974). Enquanto isso, Norton, embora iniciante, já brilhava em diversos filmes como A Outra História Americana (American History X, 1998) e O Clube da Luta (The Fight Club, 1999), entre outros.

Juntos, eles dão um show. Tudo bem que Brando é praticamente um coadjuvante de luxo (que, a saber conseguiu brigar com Frank Oz, chegando ao ponto de só atuar com De Niro o dirigindo em suas poucas cenas), mas De Niro e Norton roubam (sem trocadilhos) o filme. Os embates e guerra de egos entre seus personagens elevam a qualidade de A Cartada Final, deixando o espectador sempre preocupado se o assalto vai ou não dar certo.

Reviravoltas

Repleto de reviravoltas, saídas mirabolantes e bem como soluções inusitadas, A Cartada Final é o tipo de filme que prende o espectador do início ao fim. Mantendo, assim, o suspense e nunca deixando claro quem está falando a verdade e quem está mentindo. Se um está traindo o outro ou é só impressão. Por fim, uma ótima pedida para quem procura algo leve, divertido e ótimas atuações.

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Ficha técnica – A Cartada Final

Título original: The Score
Direção: Frank Oz
Roteiro: Kario Salem, Lem Dobbs, Scott Marshall Smith
Elenco: Robert De Niro, Edward Norton, Marlon Brando, Angela Bassett,
Data de estreia: 13 de julho de 2001
País: Estados Unidos, Canadá
Gênero: Thriller, ação, drama
Ano de produção: 2000
Duração: 124 minutos
Classificação: 14 anos
Onde assistir: Apple TV e Microsoft

8.0
saldo total
Créditos Galáticos: 8
Have no any user vote
Quem aí não é fã de um belo filme sobre grandes assaltos?
TAGS
Compartilhe


Leia também