Eleição | Uma sátira inusitada e deliciosa

Eleição | Uma sátira inusitada e deliciosa

Os mais novos podem até estranhar: antes de ser uma emissora conhecida pelos reality shows bizarros, a MTV se aventura nos cinemas, produzindo filmes desde 1996. Além, claro de ser pioneira como uma emissora musical.

Apesar de ter um catálogo bem questionável, a empresa lançou neste período algumas preciosidades. Por exemplo, Eleição (Eletcion, 1999), uma deliciosa e inusitada comédia estrelada por Reese Witherspoon e Matthew Broderick.

Sinopse

Tracy Flick (Reese Witherspoon) é, a princípio, aquela garota certinha e oportunista, que quer sempre ser o destaque da classe e a aluna nota 10. Para alcançar seus objetivos, sua principal meta é primeiramente se eleger presidente do corpo estudantil do colégio Carver High, em Omaha (Nebraska), nos Estados Unidos. Jim McAllister (Matthew Broderick) é um fracassado na vida, mas popular entre os alunos. Ele já sabe o perigo que a menina será no futuro e resolve atrapalhar a obsessão de Tracy, lançando um candidato de oposição bastante popular.

Sátira

Sem efeitos especiais, ou grandes reviravoltas, o filme é muito feliz ao satirizar acima de tudo o sistema eleitoral americano.

Eleição critica do mesmo modo o famoso american way of life e a cultura daquele país que classifica todo e qualquer indivíduo como vencedor ou perdedor. Mas de acordo, claro, com aquilo que a sociedade americana impõe como vitorioso ou derrotado.

Baseada em um livro de Tom Perotta e escrita por Jim Taylor e Alexander Payne (que também assina a direção) a história de Eleição é, acima de tudo, muito simples.

São as sutilezas do texto que engrandecem a produção, bem como as ótimas atuações dos seus protagonistas. Witherspoon mostrava desde já que seria uma ótima atriz, e Broderick, realizando seu melhor trabalho desde o eterno Ferris Bueller, de Curtindo a Vida Adoidado.

Eleição é um filme leve, divertido e com algumas cenas hilárias, principalmente envolvendo as frustradas tentativas de Jim acabar com a obsessão de Tracy. Impossível não se identificar com os personagens e ainda mais simpatizar com eles.

Indicações

Eleição recebeu indicação em 2000 para o Oscar Melhor Roteiro Adaptado e Reese Witherspoon ao Globo de Ouro como Melhor Atriz.

Eleição – Ficha Técnica

Data de estreia: 23 de abril de 1999
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Jim Taylor
Elenco: Matthew Broderick, Reese Witherspoon, Chris Klein, Jessica Campbell, Mark Harelik, Phil Reeves, Molly Hagan, Delaney Driscoll. Colleen Camp, Frankie Ingrassia, Matt Malloy, Jeanine Jackson, Holmes Osborne, Loren Nelson
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero: comédia
Duração: 103 minutos
Onde assistir? Disponível para alugar no Youtube e Google Play

8.0
Créditos Galáticos
Créditos Galáticos: 8
Have no any user vote
Analise bem os candidatos antes de votar
TAGS
Compartilhe