‘Em Nome de Deus’ e o lado podre da religião

‘Em Nome de Deus’ e o lado podre da religião

Em uma época em que a religião ganha mais força do que a ciência; antes de mais nada, é sempre bom lembrar do lado podre de pessoas, entidades, políticos e demais aproveitadores que falam ‘Em Nome de Deus’. E nada melhor do que ilustrar isso com esse excelente filme de 2006, escrito e dirigido por Peter Mullan.

Sinopse

Em Nome de Deus se passa na Irlanda nos anos 1960 e conta a história de três mulheres que, a princípio, tiveram comportamentos “inadequados”. Como punição, são confinadas em um “Asilo de Madalena” para serem “corrigidas” pela igreja e, assim, serem novamente aceitas pela sociedade. Os crimes cometidos pelas jovens são os seguintes: uma foi estuprada pelo primo, outra é mãe solteira e a terceira é “bonita demais” e, por isso, seduz e leva os homens para “o mau caminho”.

Em suma, o castigo é muito pior do que o motivo banal de suas condenações. Dentro do Asilo de Madalena mantido pela igreja católica, as mulheres sofrem diversos tipos de abusos físicos, bem como psicológicos. Passam por humilhações, trabalhos forçados, privações, assim como agressões. São desacreditadas, acusadas de “pouca fé” e, assim, descobrem que o inferno descrito pela igreja católica é fichinha perto do que o imposto pela própria igreja.

Ira da igreja

Peter Mullan realiza, assim, um trabalho brilhante, mexendo no vespeiro, tocando com força na ferida e expondo essa terrível e verídica história. Claro que tanto igreja, quanto os católicos fervorosos fizeram várias campanhas contra o filme, espernearam, bem como ameaçaram o diretor de tudo quanto foi jeito. E, como sempre, escolheram nesse ínterim atacar a denúncia e proteger a igreja ao invés de condenar os criminosos que agem em nome da fé. A prova maior disso é que esse campo de concentração religioso teve a sua última “unidade” fechada somente em 1996.

Por fim, é importante ressaltar que, infelizmente, no Brasil estamos seguindo por este caminho obscuro. Onde o fanatismo religioso ganha cada vez mais força e aproveitadores e exploradores que agem acima de tudo ‘Em Nome de Deus’, que tentam a todo custo desacreditar a ciência, ficando cada vez mais ricos explorando a fé alheia. Que essa vacinação que está começando seja o pontapé inicial para, enfim, revertermos esse quadro.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Em Nome de Deus – Ficha Técnica

Título original: The Magdalene Sisters
Direção e roteiro: Peter Mullan
Elenco:  Geraldine McEwan, Anne-Marie Duff, Nora-Jane Noone, Dorothy Duffy, Eileen Walsh, Mary Murray, Britta Smith, Frances Healy, Eithne McGuinness, Phyllis MacMahon
Onde assistir: Amazon Prime Video
Data de estreia: 29 de agosto de 2003
Países: Irlanda, Reino Unido
Idioma: Inglês
Gênero: drama
Ano de produção: 2002
Duração: 114 minutos
Classificação: 18 anos

9.0
saldo total
Créditos Galáticos: 9
Have no any user vote
Viva a ciência
TAGS
Compartilhe


Leia também