‘Faça a Coisa Certa’ e reflita sobre o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Fabio Martins

|

21 de março de 2022

Nada mais justo que celebrar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (que é comemorado neste 21 de março), com ‘Faça a Coisa Certa’ (Do The Right Thing, 1989) a obra-prima de Spike Lee. Afinal de contas, o cineasta norte-americano é um dos maiores nomes da história do cinema, assim como uma das maiores referências no combate ao racismo. Além disso, o seu aniversário é dia 20 de março, um dia antes dessa data tão importante.

Pode ser até uma feliz coincidência, mas Faça a Coisa a Certa, parte do mesmo princípio que A Piada Mortal, clássica HQ de Alan Moore. Ou seja, basta apenas um dia ruim para que as coisas fujam do controle e a tensão racial explode (no caso do filme) ou que alguém fique louco (no caso do quadrinho).

Faça a Coisa Certa

Clima quente

No dia mais quente do ano em Bedford-Stuyvesant, bairro de Brooklyn (Nova Iorque), parece que tudo ocorrerá na maior normalidade possível. As crianças brincam nas ruas, os vizinhos sentam na calçada para conversar e Mookie (Spike Lee) parte para a pizzaria do Sal (Danny Aiello), onde ele trabalha como entregador.

As coisas começam a se complicar quando Radio Raheem (Bill Nunn) e Buggin Out (Giancarlo Esposito), descontentes por não encontrarem fotos de ícones negros nas paredes da pizzaria entram em conflito com Sal e seus filhos Pino (John Turturro) e Vito (Richard Edson) que relutam ao dividir o espaço para ícones ítalo-americanos, etnia que os representam. O que parecia ser um simples boicote ao comércio local desencadeia para um dia de tensão e conflitos trágicos.

Aula sobre racismo e intolerância

Nem parece que Faça a Coisa Certa era apenas o terceiro filme da carreira do jovem Spike Lee, que tinha 36 anos no seu lançamento. Com um roteiro maravilhoso, uma direção impecável e ótimas atuações, ele já dava sinais de que seria um dos grandes nomes da história do cinema e um dos mais contundentes na luta contra o racismo.

O filme deixa qualquer delicadeza de lado e mostra de maneira explícita como funciona o racismo estrutural, como os negros são vistos e tratados com violência pelas autoridades e, principalmente, que essa questão está sempre a uma pequena faísca para explodir.

A tensão racial começa como uma questão aparentemente boba (as fotos na parede). No entanto, com o passar do tempo, ela vai descascando suas camadas e mostrando que, na verdade, se trata de algo muito maior. É dar voz aqueles que são silenciados. Espaço para aqueles que são ignorados e motivos de sobra para mostrar que, em suma, o racismo está nos pequenos detalhes e ele precisa ser combatido a todo momento e por todos nós.

Faça a Coisa Certa

Onde assistir ao filme Faça a Coisa Certa?

A saber, o filme Faça a Coisa Certa’ está em cartaz nas plataformas de streaming Telecine / Globoplay, AppleTV Plus, Youtube e Google Play.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Faça a Coisa Certa: elenco do filme

Spike Lee
Danny Aiello
Ossie Davis
Ruby Dee
Giancarlo Esposito
Bill Nunn
John Turturro
Samuel L. Jackson
John Savage
Rosie Perez
Martin Lawrence
Richard Edson
Miguel Sandoval

Ficha técnica

Título original do filme: Do The Right Thing
Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee
Duração: 120 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama, comédia
Classificação: 12 anos

Faça a Coisa Certa

Fabio Martins

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e nerdices em geral.
9
Créditos Intergaláticos

Créditos Galáticos: 9

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme