Fargo é um dos grandes injustiçados do Oscar

Fargo é um dos grandes injustiçados do Oscar

Nessa semana que antecede o Oscar, é importante destacar que nem sempre o melhor filme vence o principal prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Um deles é Fargo, de 1996 que perdeu injustamente para o insosso O Paciente Inglês.

Dirigido e escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen, Fargo é uma tragicomédia de humor ácido que traduz perfeitamente a fase mais fértil e criativa dos irmãos cineastas. Estrelado pela maravilhosa Frances McDormand, o filme conta ainda com outros grandes atores como William H. Macy, Steve Buscemi e Peter Stormare, entre outros.

Sinopse

Em suma, Jerry (William H. Macy), um vendedor de carros que está cheio de dívidas, vai até Fargo para contratar dois homens para sequestrarem a sua mulher. O esquema, rápido e, a princípio, sem problemas, consiste em pedir um resgate de US$ 1 milhão para seu sogro rico. Mas logo depois do sequestro, os dois homens são parados na estrada por um policial e decidem matá-lo.

O que estava ruim começa a piorar quando Jerry insiste com o sogro que deseja entregar o dinheiro aos sequestradores. O pai de sua esposa desconfia da determinação do genro que, a saber, sempre foi um covarde e passa a suspeitar do sequestro. A história se complica de vez quando a policial Marge Gunderson (Frances McDormand) assume o caso. Aparentemente ela é a única pessoa inteligente da cidade e, a princípio, nem mesmo a gravidez avançada será capaz de pará-la até que os responsáveis sejam presos.

Bola de neve

A maneira com que os irmãos Coen desenvolvem a história de Fargo é maravilhosa. Com maestria eles conseguem criar o caos através de uma enorme cadeia de mentiras, sem deixar a história complicada ou surreal. Com um roteiro muito bem escrito e atuações grandiosas eles mostram como uma mentira vai levando a outra até que ela vire uma enorme bola de neve. Em outras palavras, eles provam que se você não é um bom mentiroso, é melhor falar a verdade logo porque uma hora ou outra você vai cair.

Oscar

Apesar de não ter vendido na categoria principal, Fargo pelo menos venceu em duas categorias que era praticamente imbatível: Melhor Roteiro Original, bem como Melhor Atriz para Frances McDormand. Ela, aliás, tem uma das melhores interpretações se sua belíssima carreira. Essas premiações serviram, na verdade, como uma consolação. Além da categoria principal, Fargo perdeu injustamente em outras duas categorias que merecia a vitória. Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante para William H. Macy.

Mas uma coisa nem a Academia e nem ninguém vai conseguir fazer: tirar a qualidade e importância do filme. A saber, décadas depois do seu lançamento, Fargo voltou aos holofotes ao virar uma série bastante elogiada na Netflix, que pode ser assistida aqui.  

Ficha técnica – Fargo

Título original: Fargo
Direção e roteiro:
Joel e Ethan Coen
Elenco:
William H. Macy, Steve Buscemi, Peter Stormare,Frances McDormand, Kristin Rudrüd, Harve Presnell, Tony Denman
Onde assistir:
iTunes
Data de estreia:
5 de abril de 1996
País:
Estados Unidos, Reino Unido
Gênero:
drama, comédia, policial
Ano de produção:
1996
Duração:
98 minutos
Classificação:
18 anos

9.0
saldo total
Créditos Galáticos: 9
Have no any user vote
Uma comédia de erros magistral
TAGS
Compartilhe


Leia também