Long Shot | Larry David salva inocente da cadeia

Long Shot | Larry David salva inocente da cadeia

Larry David é, antes de mais nada, um gênio. Co-criador de Seinfeld, a melhor sitcom de todos os tempos, bem como criador e estrela de Curb Your Enthusiasm ele é conhecido por seu humor ácido e pouco convencional. Infelizmente, a princípio, muita gente não o conhece e mesmo aqueles que o conhecem não sabiam que ele salvou um inocente de ser condenado à Pena de Morte nos Estados Unidos.

Long Shot

Esse é o tema do documentário ‘Long Shot’, produção da Netflix, que mostra o drama de Juan Catalan, um jovem que mora no subúrbio de Los Angeles, acusado de matar uma menor de 17 anos e que por causa desse crime teria que enfrentar um júri cuja a pena máxima seria a sua morte.

Alerta

O documentário serve de alerta principalmente para aquelas pessoas que adoram condenar quem quer que seja apenas pelo seu passado. Em outras palavras, tenta alertar ao espectador que não é porque uma pessoa já foi presa por roubo ela automaticamente seja autora de um assassinato, mesmo que não haja provas contra ela.

Juan era, a princípio, o alvo perfeito para os policiais mal intencionados e desleixados que, sem provas, o colocaram atrás das grades. Ambos contavam apenas com um uma testemunha ocular, que fez um retrato falado do provável suspeito; o passado do suspeito e o fato da vitima ser membro de um pre-juri que ia atuar no caso em que seu irmão também estava sendo acusado de assassinato. Ou seja, para esses agentes da lei, as provas circunstanciais, já eram mais do que suficientes para matá-lo.

A virada

A sorte de Juan começa a mudar quando entra em cena o advogado de defesa Todd Melnik. Ele revisa o processo, descobre que no dia do assassinato Juan tinha ido a um jogo de beisebol do Los Angeles Dodgers e que ele poderia ter sido filmado por uma das dezenas de câmeras do estádio. Mesmo assim, quase nenhuma filma Juan ou seus amigos e sua estratégia quase escorrega pelos seus dedos. Mas como diria o nosso improvável herói em sua série, algo “pretty good… Prettaaay, prettaaay good” acontece.

Larry David

A sorte da defesa é que, em suma, Juan tinha uma ótima memória sobre o jogo. Lembrava de jogadas, lances, bem como de um homem que subia e descia as escadas com frequência durante uma filmagem. Com a ajuda do vice-presidente executivo do Los Angeles Dodgers, Sam Fernandez, Melnik acaba descobrindo que o homem da escada era Larry David e que naquele mesmo dia eles gravavam uma cena de um episódio de Curb Your Enthusiasm.

Larry David permitiu que o advogado fosse conversar com ele na HBO. Assistisse toda a gravação do dia e, assim, encontrasse a prova que seria suficiente, a princípio, para salvar o seu cliente.

A política do “e se”

Aliás, importante destacar um pensamento feito pelo cartola do Dodgers. Fernandez é, assim, muito feliz em lembrar da política do “e se” neste caso envolvendo Juan. “E se” ele não tivesse ido ao jogo, bem como “e se” ele não tivesse sido filmado? “E se” isso acontecesse com algum conhecido, amigo ou parente seu? Por fim, “e se” fosse com você? Passou da hora das pessoas serem mais binárias e culpar quem quer que seja pelo seu passado e começar a perceber as tonalidades cinzentas que existem em todos nós. Nada, absolutamente nada, é preto no branco.

Ficha Técnica

Título original: Long Shot
Direção: Jacob LaMendola
Elenco: Larry David, Juan Catalan, Tasha Boggs, Melissa Catalan, Miguel Catalan, Sam Fernandez, Eric Gagne, Robert Gajic, Todd Melnik
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: 29 de setembro de 2017
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero: documentário
Ano de produção: 2017
Duração: 40 minutos
Classificação: 12 anos

8.0
saldo total
Créditos Galáticos: 8
1 user vote x 8.0
Long Shot é pretty good… Prettaaay, prettaaay good
TAGS
Compartilhe


Leia também