‘Machuca’ retrata a época do golpe de Pinochet no Chile

‘Machuca’ retrata a época do golpe de Pinochet no Chile

Em uma época que, infelizmente, se enaltecem ditaduras militares (principalmente no Brasil), ‘Machuca’(2004) é importantíssimo. Dirigido acima de tudo com muita sensibilidade pelo chileno Andrés Wood, o filme retrata a sociedade do seu país na época do golpe militar chileno pelos olhos de três crianças entrando na pré-adolescência.

Sinopse

Em 1973, Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto da elite chilena que estuda no Colégio Saint Patrick, a princípio o mais conceituado de Santiago. O diretor da escola, Padre McEnroe (Ernesto Malbran), assim como o governo de Salvador Allende, decide implementar uma política social permitindo que alunos pobres também estudem lá. Pedro Machuca (Ariel Mateluna), garoto pobre das favelas da capital chilena é um deles. Deslocado na nova instituição de ensino, Machuca é provocado, ameaçado e só não apanha porque Gonzalo se recusa a ajudar os amigos a surrá-lo. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo social existente entre eles.

Enquanto Gonzalo e Machuca vão se conhecendo, Silvana (Manuela Martelli) que também mora na área pobre de Santiago, se junta aos dois e a amizade entre os três que parecia improvável se solidifica e os torna praticamente inseparáveis.

Abismo social

A amizade entre as crianças faz com que Gonzalo enxergue um país que ele todavia não conhecia. Separados pelo abismo social das três famílias, ele acaba conhecendo uma outra realidade, um Chile que ele não fazia a menor ideia de que existisse e como as pessoas que vivem nessa dura realidade lutam nesse meio tempo para sobreviver.

Por outro lado, a tensão social cresce cada vez mais, com os ânimos mais acirrados e com protestos e manifestações tomando conta das ruas praticamente diários. O filme ainda ilustra como as pessoas tentavam se virar no meio do caos, principalmente mostrando como o tio de Machuca aproveitava os conflitos. Fabricante de bandeirinhas do Chile, vendia “as de direita” para os conservadores e em contrapartida “as de esquerda” para os revolucionários.

A rotina no meio dos protestos a princípio fascina Gonzalo que, ao lado dos novos amigos, participa de todas, gritando num dia “fora Allende comunista” e no outro bradando “abaixo o imperialismo”.

Sem apelar para o sentimentalismo barato, soluções fáceis ou finais felizes, Wood mostra com realismo como o Golpe Militar, por fim, derrubou o governo Allende e colocou no poder o general Augusto Pinochet, uma das figuras mais nefastas da história.

A Ditatura Militar no Chile

A ditadura chilena aconteceu entre 1973 e 1990, logo depois do golpe militar apoiado pela CIA no dia 11 de setembro de 1973. Nesse meio tempo, ela foi liderada por uma junta militar presidida pelo general Augusto Pinochet. O regime foi caracterizado pela supressão sistemática de partidos políticos, assim como a perseguição de dissidentes a uma extensão que era sem precedente na história de Chile. Ao todo, o regime deixou como resultado mais de três mil mortos ou desaparecidos, torturou milhares de prisioneiros e forçou duzentos mil chilenos ao exílio.

Ficha técnica – Machuca

Estreia: 5 de agosto de 2004
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Andrés Wood, Eliseo Altunaga, Roberto Brodsky e Mamoun Hassan
Elenco: Matías Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli, Ernesto Malbran
País: Chile
Idioma: espanhol
Gênero: drama, história
Duração: 121 minutos
Onde assistir? Now

8.0
Créditos Galáticos
Créditos Galáticos: 8
Have no any user vote
TAGS
Compartilhe