‘O Lamento’ mostra a força do cinema coreano

‘O Lamento’ mostra a força do cinema coreano

Um dos grandes filmes de terror da década passada, O Lamento é a prova que a excelência do cinema sul-coreano é comum, independente do gênero. Afinal, assim como ele nos comove com dramas sociais, bem como nos empolgam com as cenas dos filmes de ação, ele é também capaz de nos pregar grandes sustos neste universo.

Aliás, O Lamento tem uma outra característica marcante. A excelente transição de gêneros dentro de um próprio filme. Ele, a saber, começa com uma trama policial, que chega a nos divertir com as trapalhadas do policial meio bobalhão Jong-goo (Kwak Do-won); nos intriga com um assassinato; nos deixa angustiado com o drama de sua filha Hyo-jin (Hwan-hee Kim) e apavorado com os eventos macabros e rituais que vão surgindo no decorrer do filme.

Sinopse

Em suma, a história de O Lamento se passa em um pequeno vilarejo pacífico na Coreia do Sul. Uma série de assassinatos macabros começam a aparecer justamente quando um japonês idoso se muda para as proximidades, deixando a população desconfiada e em pânico com a barbárie. O policial Jong-goo começa a investigar o caso, a princípio, de maneira bem cética. Quando sua filha adoece e dá sinais de possessão demoníaca, ele convoca um xamã para ajudar a encontrar o culpado, bem como expulsar o Mal da aldeia.

O Lamento filme crítica garimpo

Na Hong-jin

O Lamento é o terceiro longa da carreira do jovem cineasta Na Hong-jin, que, além de dirigir, escreveu o filme. Apesar da pouca idade e inexperiência, é inegável que seu talento é o principal mérito da produção. Aliás, poucos profissionais do cinema sabem usar a câmera como um “personagem” tão bem quanto ele.

Em suma, sua lente acompanha a produção como um “curioso”, colocando o espectador, de certa forma, no filme para ver o que está acontecendo, muitas vezes dando “espiadas” com o canto do olho para nos revelar algo que nós realmente não queremos ver por medo. Sem contar o fato dele usar muita luz natural, bem como cenários reais e aproveitar a chuva para filmar belíssimas cenas. Sem sombra de dúvidas, um belo trabalho.

Feridas

O clima tenso e de desconfiança entre o senhor japonês e os moradores sul-coreanos pode parecer estranho para nós ocidentais. Mas, a saber, tratam-se de feridas ainda abertas entre Japão e Coréia do Sul, que se enfrentaram em guerras e ainda guardam mágoas. Por fim, mesmo sendo um conflito que não é familiar para quem não conhece essa história, ele não chega a atrapalhar ou deixar um espectador confuso. Afinal de contas, o Mal acomete tanto os orientais quanto os ocidentais.

TRAILER DO FILME ‘O LAMENTO’

YouTube video

FICHA TÉCNICA

Título original: Goksung
Direção e roteiro: Na Hong-jin
Elenco: Kwak Do-Won, Hwang Jeong-min, Chun Woo-hee, Hwan-hee Kim
Onde assistir: Youtube e Google Play
Data de estreia: 22/12/16
País: Coréia do Sul, Estados Unidos
Gênero: drama, suspense, policial, terror
Ano de produção: 2016
Duração: 156 minutos
Classificação: 16 anos

8.3
saldo total
Créditos Galáticos: 8
3 user votes x 8.3
Clássico!
TAGS
Compartilhe


Leia também