Um Tiro na Noite | O poder da imagem e do som no cinema

Um Tiro na Noite | O poder da imagem e do som no cinema

Perto de completar 40 anos de lançamento, ‘Um Tiro na Noite’ (Bow Up, 1981) continua sendo uma bela homenagem ao cinema, bem como um excelente thriller político dirigido por Brian De Palma. O filme também é uma grande homenagem ao clássico Blow-Up – Depois Daquele Beijo (Blow-Up, 1966), clássico do diretor italiano Michelangelo Antonioni.

Um Tiro na Noite não é um remake de Blow-Up. Mas utiliza de elementos parecidos para contar uma história bastante parecida. Enquanto um privilegia a fotografia, o outro, mostra como o som, aliado a imagem, é fundamental para a criação da linguagem cinematográfica. Ou seja, o filme de De Palma é, antes de mais nada, uma homenagem ao cinema.

Um Tiro na Noite

Sinopse

Jack (John Travolta) é um jovem técnico de som que trabalha em uma produtora de filmes B. Certa noite, ele sai para gravar o som do vento, bem como ruídos noturnos para usá-los num próximo trabalho. Porém, durante a gravação ele acaba testemunhando um acidente de carro nesse meio tempo. Nele estavam um candidato líder das pesquisas presidenciais dos Estados Unidos e a jovem Sally (Nancy Allen), que acaba sendo salva por Jack. Ao ouvir o som de sua gravação, ele descobre que captou um tiro e um estouro de pneu. Ou seja, o acidente, na verdade, era um assassinato. Desacreditado por todos, ele acaba investigando o caso sozinho e se envolvendo assim em uma grande conspiração.

Paranoia Americana

Em suma, as teorias conspiratórias que vimos recentemente que resultou na invasão do Capitólio não é novidade na política norte-americana. Desde o assassinato de Robert Kennedy, a paranoia americana se misturou à política e anda de mãos dadas desde então. Aproveitando dessa obsessão, De Palma transforma isso em um ótimo recurso cinematográfico e transforma, assim, Um Tiro na Noite em um thriller instigante e um suspense de primeira.

Principalmente quando Jack descobre que uma outra pessoa estava no local e fotografou toda a sequência do acidente. Ele fica obcecado em colocar as mãos no material fotográfico para, assim, unir ao som gravado por ele e finalmente transformar som e imagem em um pequeno filme para provar o assassinato.

A saber, essa obsessão de Jack transforma Um Tiro na Noite em uma linda homenagem ao cinema. Ao mostrar os detalhes da união entre fotografia e som, De Palma enaltece, dessa forma, o trabalho de quem não aparece, mas é essencial para a criação de um filme. Pena que este seja um dos trabalhos menos celebrados de sua filmografia. Afinal ele merece muito mais atenção. do que recebeu até hoje. Ainda mais agora que ele comemora quatro décadas de estreia e continua atual.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer

Um Tiro na Noite

Título original: Blow Out
Direção e roteiro: Direção: Brian de Palma.
Elenco: John Travolta, Nancy Allen, Archie Lang, Barbara Sigel, B. J. Cyrus, Bernie Rachelle, John Hoffmeister, John Lithgow.
Ano de lançamento: 1981
Gênero: Suspense, policial, thriller
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Duração: 108 min
Classificação: 14 anos
Onde assistir: Youtube e Google Play

9.0
saldo total
Créditos Galáticos: 9
1 user vote x 9.0
cinema de verdade e um suspense policial de primeira
TAGS
Compartilhe


Leia também