Gisela Magri enlaça tango e samba nos palcos do Brasil

Alan Daniel Braga

Um misto de resgate, exaltação, casamento e tradição. Um encontro entre Brasil e Argentina, abraçando os ritmos mais característicos dos dois países. Assim é ‘Glicina Oscura – tango y samba enrendados’, primeiro trabalho solo da cantora, atriz, dançarina e antropóloga argentina Gisela Magri.

Como bem constrói Sérgio Pujol no prólogo do trabalho (em uma tradução livre), o disco “está ali onde ‘tangueiros’ se embriagam do Carnaval carioca e sambistas adoecem de melancolia”. Presentes na mistura, em meio a clássicos e menos conhecidos tangos, estão os brasileiros Paulinho da Viola, Wilson Batista, Noel Rosa, Hermínio Bello de Carvalho, e até a nostalgia de Chico Anysio e Nonato Buzar em ‘Rio Antigo’, cantado por Alcione nos idos de 1979 (que hoje, pra nós, já soa um pouco Rio Antigo).

A seleção do repertório é fruto de um conhecimento profundo da artista/antropóloga que, há mais de 10 anos, participa de grupos musicais e estudos voltados para a música popular latino-americana. Com força na voz, Magri traz pros tangos sua própria origem e pros sambas um Português com algum sotaque, num esforço simpático aos olhos do brasileiro mais relutante.

1003066_579244598785461_594620936_n

Em turnê pela América do Sul, Gisela Magri está de passagem pelo Brasil, ao lado dos músicos Tincho Acosta (violão de 7 cor­das e direção musical), Eugenio Masa (piano), e Maurício Mentasti (percussão). O grupo se apresenta nesta quinta-feira, dia 23, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Do próximo sábado até o dia 30, fazem cinco apresentações em São Paulo (veja serviço abaixo) e, de 1 a 5 de fevereiro, seguem para Santa Catarina, passando por Joinville, Bombinhas e Florianópolis.

Para mais músicas, informações, contato e agendamento de shows, basta acessar o site oficial da cantora ou a página do Facebook. Acesse também a página de Gisela no Youtube e confira algumas das apresentações desta “tango-sambista”.

Serviço do show do Rio:
Dia: 23/01
Local: Casa do Barista
Rua Hermenegildo de Barros, 193 A – Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ

Serviços dos shows de São Paulo:
Dia: 25/01
Horário: 17h
Local: Jã
Rua João Alberto Moreira, 50 — Vila Madalena-SP
Dia: 25/01
Horário: 22h
Local: Fasitango
Rua Domingo de Moraes, 2208– Vila Madalena-SP
Evento do dia 25 no Facebook, clique aqui.
Dia: 26/01 (Junto com Juliana Lima)
Horário: 21h
Local: Gambalaia Espaco de Artes
Rua das Monções,1018 — Santo André
Dia: 28/01 —(Junto com o Grupo João de Barro)
Horário: 22h
Local: Mundo Pen­sante
Rua 13 de maio, 825 — Bixiga-SP
Dia: 30/01
Horário: 22h
Local: S.A. Club
Rua Simão Alvares,293 — Pinheiros-SP

Alan Daniel Braga

Publicitário e roteirista de formação, foi de tudo um pouco: redator, produtor, vendedor, clipador, operador de som e imagem, divulgador, editor de vídeos caseiros, figurante e concursado. Crítico, irônico e um tanto piegas, é conhecido vulgarmente como Rabugento e usa essa identidade para manter um blog pouco frequentado (Teorias Rabugentas). Também mantém uma página no Facebook (Miscelânea Rabugenta), com a qual supre a necessidade de conhecer músicas, artistas e pessoas novas. Está longe de ser Truffaut, mas gosta de dar voz aos incompreendidos. (Acesse http://teoriasrabugentas.blogspot.com.br/ e curta https://www.facebook.com/MiscelaneaRabugenta)
NAN