‘Gota D’Água’ da CAL no Espaço Sérgio Britto

Alan Daniel Braga

A partir do próximo sábado, 13 de abril, o Espaço Sérgio Britto recebe mais um espetáculo com um elenco de atores formandos da Casa das Artes de Laranjeiras. Desta vez, a peça escolhida é o clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes, Gota D’Água. À frente da montagem está Ivan Sugahara, que já dirigiu outras três montagens de formatura da CAL e também se formou na instituição.
Escrita em 1975, a partir de uma adaptação de Oduvaldo Vianna Filho para a televisão, a peça modifica a tragédia grega Medeia de Eurípides e leva os personagens para o Rio de Janeiro da década de 1970. Medeia se transforma na sofrida Joana, que abandona o marido para juntar-se ao sambista Jasão, autor da canção ‘Gota D´Água’, que acaba por fazer sucesso no rádio. Joana tem dois filhos com Jasão, mas este se apaixona por Alma, filha do rico Creonte. Jasão abandona Joana que, desesperada, trama uma vingança contra os dois amantes. Mas, como na tragédia grega, nada dá certo, e Joana acaba por matar os filhos e tirar a própria vida.
Gota D´Água traz elementos da cultura brasileira, como o samba e a macumba, além de focar o contexto do país, destacando o sofrimento do povo pobre, morador de um conjunto habitacional e explorado por Creonte, dono das casas. Para Ivan Sugahara, montar o espetáculo é a realização de um antigo sonho: “Chico Buarque e Paulo Pontes fizeram uma releitura apaixonante de Medeia. Considero esta peça um dos melhores textos que a nossa dramaturgia já produziu, misturando com habilidade uma das tragédias fundadoras do teatro e da sociedade ocidental, a poesia e a música de Chico e a realidade brasileira contemporânea”, conta o diretor.
A temporada vai até o dia 28 de abril, com duplas apresentações aos sábados (com exceção do dia de estreia).
SERVIÇO:
Dias e Horários:
13/04 (sábado) às 21hsCAL - Formandos do primeiro semestre de 2013 - Gota D'Agua - Texto de Chico Buarque e Paulo Pontes. Direção Ivan Sugahara
14/04 (domingo) às 19hs
20 e 27/04 (sábados) às 18h30 e às 21h30
21 e 28/04 (domingos) às 19hs
Local: Espaço Sergio Britto – Instituto CAL – Rua Santo Amaro 44 – Glória
Tel.: 2242-0383
Preço: 20 reais
Capacidade do teatro: 60 lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 90 minutos

FICHA TÉCNICA:
Texto
– Chico Buarque e Paulo Pontes
Direção – Ivan Sugahara
Direção Musical e Preparação Vocal – Ricardo Góes
Cenário e Figurinos – Natalia Lana
Iluminação – Wilson Reiz
Projeto Gráfico – Pólem Comunicação
Assessoria de imprensa – Ana Gaio
Fotos – Álvaro Victor
Músicos – Sandro Chiaranda, Júnior Radsi e Vinícius Nascimento.
Assistente de Direção – Cristina Lago
Assistentes de Produção – Amanda Lima e Gustavo Henrique
Direção de Produção – Marcia Quarti
Realização – CAL – Casa das Artes de Laranjeiras
ELENCO:
Joana – Catarina Saibro
Creonte – Yuri WekCAL - Formandos do primeiro semestre de 2013 - Gota D'Agua - Texto de Chico Buarque e Paulo Pontes. Direção Ivan Sugahara
Egeu – Alexandre de Santi
Jasão – Gabriel Stauffer
Alma – Fernanda Gomes
Corina – Raquel Menau
Nené – Bella Romay
Estela – Gabriela Vasselai
Zaíra – Kelly Siqueira
Maria – Cynara Leonesy
Cacetão – Antonio Ferret
Boca Pequena – Bernardo Estalo
Amorim – Bruno Trindade
Xulé – Guilherme Ferraz
Nega – Tania Melo

Alan Daniel Braga

Publicitário e roteirista de formação, foi de tudo um pouco: redator, produtor, vendedor, clipador, operador de som e imagem, divulgador, editor de vídeos caseiros, figurante e concursado. Crítico, irônico e um tanto piegas, é conhecido vulgarmente como Rabugento e usa essa identidade para manter um blog pouco frequentado (Teorias Rabugentas). Também mantém uma página no Facebook (Miscelânea Rabugenta), com a qual supre a necessidade de conhecer músicas, artistas e pessoas novas. Está longe de ser Truffaut, mas gosta de dar voz aos incompreendidos. (Acesse http://teoriasrabugentas.blogspot.com.br/ e curta https://www.facebook.com/MiscelaneaRabugenta)
NAN