Greta Garbo é lembrada 72 anos após seu último filme

Stenlånd Leandro

Atriz enigmática, misteriosa e com grande carga emotiva em seus filmes, Greta Garbo é um marco no cinema com papéis memoráveis. Iniciou sua carreira com o cinema sueco e ao estrelar em seu quinto filme, chamado The Saga of Gosta Berling, foi descoberta por L.B. Mayer e levada para Hollywood. Garbo, diferentemente das demais atrizes, ganhou a oportunidade de pisar no cinema americano já como uma estrela internacional. Atravessou o cinema mudo e, embora com um pequeno receio, aderiu a novidade dos filmes sonoros.

gg2

Seus filmes foram de renome, entre eles um leading man ganha destaque em sua vida pessoal e profissional. Trata-se do requisitado galã chamado John Gilbert. Ele acompanhará Garbo não apenas na volta para casa após as gravações, mas também nos mudos Flesh and The Devil (1926), Love (1927) e após alguns anos no sonoro Queen Christina (1933).

MBDFLAN EC037

Greta Garbo com John Gilbert.

Embora Gilbert não tenha se saído bem sucedido em suas tentativas de matrimônio com Garbo, com boatos de que foi inclusive abandonado no altar por ela, ao a noiva não aparecer no casório, a química e a leveza que os dois proporcionam em uma cena é inegável, o que resultou em obras memoráveis e apaixonantes, com extrema beleza visual.

Com ou sem Gilbert, Garbo possui uma notória lista de filmes, recheada com personagens marcantes e complexas, como Anna Karenina, Camille e Mata Hari. Apenas uma atriz com a sensibilidade e o peso de Garbo para dar vida à estas marcantes mulheres.

ggmatahari

Greta Garbo em Mata Hari.

Em um dos seus últimos filmes, Ninotchka, Garbo, conhecida como a atriz que não sorri nem para criancinhas, solta sua mais longa risada em sua primeira comédia. Foi preciso expulsar todo mundo da produção do filme do set e ficar na presença apenas do câmera, que por si só, não deve ter acreditado no que estava vendo.

Além de atriz, Garbo fazia sucesso também entre os fotógrafos, que a disputavam para fotos promocionais. Mas hoje, foquemos em sua exuberante presença em filmes. Sua última presença foi há exatamente um ano, no filme Two-Faced Woman (1941). O filme foi dirigido por George Cukor e era apenas uma comédia romântica típica de Hollywood. Após o filme, Garbo finalmente concretiza sua ameaça de aposentadoria, que por anos havia sugerindo no estúdio. Sempre pressionada e perseguida por repórteres e fãs, Garbo desistiu da arte, pois a fama estava se tornando sua tortura.

O que vemos por fim é uma atriz do calibre de Greta Garbo jogada em um sofá e criticando os programas televisivos. Assistindo a ela mesma em seus filmes, que eram reprisados na TV. Sua imagem jovial ficou marcada nas telas por ela se aposentar tão cedo. Hoje, 72 anos após seu último trabalho, é como ainda a temos em mente.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN