Grid Codemasters review

‘GRID’ | REVIEW

Felipe de Andrade

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16 de outubro de 2019

Após mais de 10 anos da boa estreia da franquia com Race Driver Grid, em 2008, a Codemasters continua à frente desta franquia de corrida – assim como em outras como os jogos oficiais da Fórmula 1, lançados anualmente, e, também, da sua famosa série de corrida estilo rally, Dirt.

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Desta vez, o estúdio resolveu apostar em um reboot da franquia. Não que isso faça tanta diferença em jogos de corrida sem uma grande história roteirizada – como acontece em alguns da série Need for Speed, por exemplo – e sim uma campanha baseada em uma sequência de corridas que representam a carreira do jogador. Grid se encaixa no segundo caso.

Jogabilidade

Apesar da repaginada no visual com belos gráficos – independente da pista ou se é dia ou noite -, a jogabilidade é muito familiar para quem jogou Grid anteriormente. Com seu estilo mais voltado para o Arcade do que para simulação. Até mesmo a clássica função rewind marca presença novamente, dando a oportunidade de voltar alguns segundos no tempo para corrigir alguma ação mal planejada ou acidente que nos fez perder preciosas posições na colocação geral.

Uma novidade aqui é que podemos manter contato durante toda a corrida com o apoio da equipe. Ela nos passa informações sobre o andamento da corrida e outros pilotos também. Seja nosso colega de equipe ou rivais que tentarão nos atrapalhar. É possível já iniciar as corridas com um rival ou criar mais durante o andamento das disputas, através de batidas ou ultrapassagens. Inclusive nosso próprio companheiro de equipe pode se tornar um rival e parar de nos apoiar caso ele tenha o carro acertado com muita violência por nós.

Modos de jogo

Grid possui 3 modos de jogo: Carreira, Multijogador e Jogo Grátis, que com certeza é um erro de tradução ou localização que deveria se chamar Jogo Livre, já que provavelmente vem do original Free Play, que pode ser traduzido das duas formas, mas que parece não fazer sentido na forma que aparece no menu.

O modo Carreira se subdivide em 6 categorias: Touring, com carros de turismo; Stock e seus muscle cars; Turner, corrida entre carros tunados ou modificados; GT, que tem carros de luxo de alto desempenho; Fernando Alonso e Invitational, modo com carros clássicos de corrida do passado. A saber, Fernando Alonso atuou como consultor de qualidade durante o desenvolvimento do jogo e ganhou uma categoria própria, onde a disputa final garante uma corrida contra o piloto e sua equipe em suas versões digitais. Cada uma delas é composta por 13 corridas e 1 desafio final chamado de Showdown. Exceto a Invitational, que possui 26 corridas e 1 Showdown.

GRID

Com este novo modelo de carreira dividido em 6 categorias que podem ser jogadas em qualquer ordem, a campanha deixa de ser linear como era nos títulos anteriores e passa a garantir mais variedade de estilos de corridas diretamente do menu principal. Após concluir pelo menos 4 eventos de Showdown, o jogador ganha direito de participar da Grid World Series, principal evento da temporada.

Multiplayer

O multiplayer peca por não trazer a opção de jogo local com tela dividida. Entretanto, o netcode parece ser eficiente. Isso porque as partidas que testamos não apresentavam lags em nenhum momento. Ao invés disso, alguns carros de outros jogadores ficavam mudando de lugar na nossa tela durante as corridas, o que atrapalhava a diversão e as partidas em si. A Codemasters conseguiu manter o botão rewind, mas em vez de voltar no tempo, nosso carro retorna instantaneamente para o meio da pista há alguns metros para trás de onde o botão foi acionado. Isso garante o uso da penalidade de perder algumas posições em troca de usar a habilidade. Ademais, também está presente a opção de partida privada, onde criamos um evento e convidamos amigos que estiverem jogando online para participar.

Em Jogo Grátis, escolhemos o nome do evento, categoria do veículo, o tamanho do grid, entre outras opções. Então, a IA do jogo monta a corrida de maneira aleatória em partidas amistosas, sem influenciar na carreira, a não ser pelo pouco dinheiro que dá para ganhar.

Superficial e simples

O jogo sofre por ser muito superficial e simples. Além disso, também traz pouco conteúdo. Não existe uma grande história de superação ou algo do tipo. Ademais, não há uma real sensação de recompensa após uma vitória difícil. É apenas mais uma corrida. Não existem patrocinadores que garantem escolhas baseadas ou motivadas sobre vantagens deste ou daquele contrato. Até mesmo as opções de se comunicar com a equipe de corrida ou a inclusão de uma versão simplória e adaptada do “Sistema Nemesis”, de Shadow of Mordor, não fazem diferença alguma, onde o objetivo é basicamente chegar na frente de outros 15 pilotos e passar para o próximo evento. Talvez tivesse valido a pena o estúdio ter investido mais um pouco de tempo e criatividade nestes quesitos.

Gráficos

Com relação à parte técnica, Grid se sai bem melhor. O jogo possui gráficos bonitos em todos os aspectos. Os carros são muito bem construídos e detalhados por dentro e por fora, tirando os poucos danos visíveis resultantes das batidas. De modo geral, são muito fiéis aos modelos reais, inclusive na visão interna é possível reparar retrovisores funcionais, ponteiros que se movem no painel e os movimentos dos braços e pernas do piloto enquanto dirige o possante.

GRID

As pistas contam com centenas de espectadores que se espalham durante todo o percurso. Eles ainda conseguem passar a impressão que a torcida está viva, soltando gritos de animação ao ver os carros passarem enquanto seguram sinalizadores ou vários balões de festa, principalmente perto da linha de chegada. Juntando esses e outros tantos detalhes que não citamos aqui, com ótimos efeitos de luz e sombra, independente da hora em que ocorrem as corridas, temos um jogo de corrida com um visual acima da média.

Som

Agora, tanto a trilha quanto os efeitos sonoros não tem o mesmo brilhos de tudo o que podemos ver em Grid. Músicas pouco inspiradas e repetitivas permeiam todo o gameplay. O som dos motores varia mais de categoria para categoria do que de carro para carro, mostrando que a Codemasters não focou tanto nesse quesito, principalmente no barulho dos carros. Além disso, o título foi completamente traduzido para o nosso idioma, o que garante mais um fôlego para o jogo por parte dos brasileiros. E, como bônus, podemos entender tudo o que a simpática dupla de comentaristas diz durante as apresentações no início de cada corrida.

VEREDITO

Grid não é perfeito e muito menos o jogo de corrida definitivo da geração. Sua falta de conteúdo, superficialidade e de multiplayer local são suas principais falhas. Ainda assim, o jogo garante horas de diversão em pistas reais ou fictícias, com suas dezenas de carros, em 6 categorias diferentes eventos, sendo possível correr contra o piloto profissional Fernando Alonso em um evento especial.

::: TRAILER

Felipe de Andrade

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