Halloween Kills O Terror Continua crítica do filme novo

‘Halloween Kills – O Terror Continua’ é uma caricatura da obra original

Marcelo Bastos

|

15 de outubro de 2021

Originalidade. É possível ser criativo em uma franquia de terror que já conta com onze filmes? Halloween, de 2018, provou que sim. O diretor David Gordon Green, responsável por esta nova trilogia, voltou à pequena cidade de Haddonfield, Ilinois, optando por ignorar todas as continuações do filme original de 1978. Seguindo, assim, uma narrativa conectada com os eventos deste primeiro filme, com Lauren Strode (a rainha do terror Jamie Lee Curtis) totalmente refém do trauma que viveu há 40 anos e que virou uma sobrevivente sempre alerta e aguardando o pior. Até que o inevitável novo conflito com Michael Myers chega à sua porta.

Gordon Green opta por uma dinâmica de reverência ao original de John Carpenter. Mas sem deixar de lado decisões corajosas e criativas para seu filme, tornando Michael Myers uma encarnação do mal, como imaginado pelo criador. Um ser sem explicações ou justificativas para seus atos, mas que encontra em Strode uma oponente ferrenha, que aceita enfrentar a representação de seu medo e passar de vítima a algoz. Certamente um frescor merecido para a cine-série. 

Expectativas

Aí chegamos à continuação do filme de 2018: Halloween Kills – O Terror Continua (Halloween Kills) chega aos cinemas cercado de expectativas, mas estas serão ou não preenchidas dependendo do que o espectador almeja. Se quiser mais do mesmo, com muito sangue e grafismo visual, é para você. Mas se desejar uma continuidade do momento criativo visto no longa anterior, então esqueça.

Claramente a decisão do estúdio Blumhouse em fazer uma nova trilogia (que encerra com o próximo Halloween Ends) afetou o trabalho de Gordon Green, que, aparentemente, não tinha cartas na manga para tanta história.

O novo filme Halloween Kills dá sequência aos eventos do seu antecessor de 2018 e, já no começo – que se passa na mesma noite do longa anterior – descobrimos que Myers, mais uma vez, supera a morte e volta a matar. Contudo, provoca a ira não só de Strode, mas dos sobreviventes de suas chacinas anteriores, bem como dos moradores da pequena Haddonfield, que decidem colocar um ponto final em sua onda de matança.

Fuga do original

E é isso. Claro que, para os fãs fervorosos, esse retorno à matança clássica da franquia seja o grande chamariz de qualquer Halloween, visto que Myers segue matando das formas mais engenhosas e pesadas possíveis. Por outro lado, diminui a força do filme como um todo. Parando um minuto para rever a trama, você verá que… não há uma história aqui para se contar. Ele se vale de uma linha onde “Michael não morreu no filme anterior e segue matando geral de novo”, e nada mais do que isso. 

A franquia Halloween vem desse imaginário onde um serial killer como Michael Myers se torna a encarnação do mal absoluto, criando uma ambiguidade entre humano e o demoníaco, como John Carpenter imaginou. Portanto, tentar fugir disso tira da cine-série o seu frescor, só visto com profundidade no original de 1978, e em certos lampejos no Halloween de 2018. Por isso, voltando para o básico de sempre e jogando fora toda a construção narrativa apresentada, esquecemos da criação de Carpenter e voltamos ao que fizeram com o personagem ao longo destes anos.

E por mais que toda a trasheira e o gore  de Halloween Kills sejam o maior atrativo para este tipo de filme, uma coisa sempre se fará necessária: uma boa história. Afinal, é dela que virá a força motriz tanto para o desenvolvimento dos personagens e seus arcos, quanto para o longa por si só. Então, entregar menos do que isso pode tornar a obra uma caricatura risível do que um dia ela representou.

Onde assistir ao filme Halloween Kills?

A saber, Halloween Kills – O Terro Continua, novo filme da famosa franquia de terror, está disponível exclusivamente nas salas de cinema de todo o Brasil desde a última quinta-feira, 14 de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Halloween Kills

Halloween Kills: elenco do filme

Jamie Lee Curtis
Judy Greer
Andi Matichak

Ficha Técnica

Título original do filme: Halloween Kills
Direção:
David Gordon Green
Roteiro: Scott Teems, Danny McBride e David Gordon Green
País: Estados Unidos
Duração: 105 minutos
Gênero: terror
Ano de produção: 2016
Classificação: 16 anos

Marcelo Bastos

Marcelo Bastos é advogado e nerd, dono da página Presepada Geek no instagram.
6
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 6

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme