in-edit-brasil

Última chance para aproveitar o In-Edit Brasil

Fabio Martins

|

18 de setembro de 2020

Os apaixonados por música e cinema terão até este domingo (20) para aproveitar e, acima de tudo, assistir os documentários do In-Edit Brasil. Neste ano, por causa da pandemia, é a primeira vez que a organização realiza dessa forma o festival totalmente online.

A programação do In-Edit Brasil 2020 conta nesse ínterim com mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. A Mostra Portugal, a masterclass com o cultuado diretor inglês Julien Temple, entrevistas, debates e shows exclusivos com Autoramas, Felipe Cordeiro e Flicts, completam, dessa forma, a programação de 2020.

Pela primeira vez, o festival será online, ou seja, alcançará todo território nacional. Toda a programação está disponível na plataforma do festival, , com filmes gratuitos, assim como filmes pagos (R$ 3,00 para 72 horas de acesso). Parte da programação estará disponível também na plataforma do Sesc Digital, , com acesso gratuito, e, a partir de 21/09, na Spcine Play, da mesma forma com acesso gratuito.

Ação Solidária

O In-Edit Brasil 2020 irá reverter igualmente toda a receita arrecadada para trabalhadores da música e do cinema afetados pela pandemia. 50% da receita irá para o Conexão Música, fundo criado e gerido por músicos e produtores independentes sediados em São Paulo. Da mesma forma, os outros 50% irão para o FAPAN – Fundo de Amparo aos Profissionais do Audiovisual Negro, gerido pela APAN, Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro.

Destaques In-Edit Brasil

No Panorama Brasileiro, dividido em Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc e Curtas Brasileiros, o festival celebra mais um ano com uma ótima safra de documentários musicais apresentando personagens como Dorival Caymmi, Pitty, Arto Lindsay, Mestre Cupijó, banda Flicts, Quebradeiras de Coco Babaçu, Felipe Cordeiro, Walter Smetak, Autoramas,  Amaro Freitas, Mateus Aleluia, Elton Medeiros, o compositor e violonista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, entre outros.

Internacionais

Já na programação internacional, a mostra selecionou 22 filmes inéditos. Entre os destaques estão The Quiet One, de Oliver Murray, versão da história do baixista Bill Wyman, dos Rolling Stones,  que abre seu arquivo pessoal com imagens inéditas; My Darling Vivian, de Matt Riddlehoover, no qual as filhas do primeiro casamento de Johnny Cash decidem contar sua versão após o sucesso do filme “Johnny e June”; Aznavour por Charles, de Marc di Domenico, com imagens feitas pelo cantor com uma câmera que ganhou de presente de Edith Piaf; Kate Nash: Underestimate the Girl, de Amy Goldstein, sobre a cantora e compositora Kate Nash, entre outros.

Mostra Portugal

Em 2020, em parceria com o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal e a agência de música Connecting Dots, o festival apresenta a Mostra Portugal, com uma seleção dos documentários musicais recentes mais destacados do país.

“Com o forte crescimento da economia portuguesa, a oferta de documentários musicais no país tem crescido como nunca. Para a ocasião, selecionamos cinco documentários, além da biopic sensação do ano: Variações, que terá sua pré-estreia brasileira no festival”

Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil

Por fim, veja a programação deste final de semana no site oficial do evento.

Fabio Martins

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e nerdices em geral.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman