‘Incêndios’ é um dos melhores filmes de Denis Villeneuve

‘Incêndios’ é um dos melhores filmes de Denis Villeneuve

Denis Villeneuve é, antes de mais nada, um dos melhores diretores da atualidade. O cineasta tem uma carreira muito sólida, sendo responsável por belas obras como ‘Os Suspeitos’ (Prisoners, 2013) ‘Sicario: Terra de Ninguém’ (Sicario, 2015), ‘A Chegada’ (Arrival, 2016), ‘Blade Runner 2049’ (2017) e o tão aguardado remake de ‘Duna’ (2020). Mas o seu melhor filme, ‘Incêndios’ (Incendies, 2010), infelizmente não tem o reconhecimento que merece.

Teatro

Baseado no espetáculo homônimo e igualmente brilhante do libanês Wajdi Mouawad, que teve pouquíssimas sessões no Festival Mirada 2012, no Sesc Santos, Incêndios é uma história triste, repleta de suspense com uma reviravolta que deixa o espectador incrédulo tanto no final do filme, quanto no da montagem.

Sinopse

Nawal Marwan (Lubna Azabal) está em uma piscina com os filhos gêmeos Jeanne Marwan (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon Marwan (Maxim Gaudette) quando simplesmente do nada fica catatônica e morre logo depois. Em seu testamento, ela faz um pedido inusitado para os filhos: ela só teria uma lápide caso eles encontrassem o pai que eles achavam que já tinha morrido e o irmão mais velho deles, que eles não sabiam da existência. Em outras palavras, caso eles não obtenham sucesso nessa busca, ela será enterrada como indigente por vontade própria.

Nawal Marwan

Ainda em choque com a notícia, os gêmeos partem logo depois de Quebéc (Canadá) para o Oriente Médio em busca do pai e o irmão. Com isso, vão descobrindo toda a verdadeira história da mãe, que eles não faziam ideia de quem ela realmente era. Ao passo que o filme vai crescendo, vamos conhecendo tudo sobre a vida de Nawal no Líbano, desde a adolescência, quando engravidou do primeiro filho, a consequente rejeição da família, sua inclusão na política e sua luta durante uma sangrenta guerra civil em um país árabe.

A Busca

Ao mesmo tempo, seguimos os passos do seu primogênito. Tirado à força dos seus braços logo depois de dar a luz e entregue a um orfanato. Seu paradeiro é desconhecido após o locar ser bombardeado por terroristas. O último registro que Jeanne tem do seu irmão é esse e ela busca a todo custo encontra-lo e finalmente descobrir o que aconteceu com ele e seu pai para dar um enterro digno a Nawal.

A descoberta

Dirigido com maestreia por Villeneuve, Incêndios é cativante e nos impacta pela força e drama de Nawal, um personagem riquíssimo e com uma história acima de tudo surpreendente. Em suma, tata-se de um filme que prende nossa atenção do do início ao fim, com uma belíssima história, porém, muito triste. E um final com um plot twist chocante que vai te deixar boquiaberto. Enfim, uma obra imperdível.

Incêndios – Ficha técnica

Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve e Valérie Beaugrand-Champagne
Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Rémy Girard
País: Canadá
Idiomas: Francês e Árabe
Gênero: Drama, suspense
Duração: 125 minutos
Onde assistir? Globoplay

9.0
Créditos Galáticos
Créditos Galáticos: 9
Have no any user vote
TAGS
Compartilhe