Joan Fontaine morre aos 96 anos
Stenlånd Leandro
Joan Fontaine morreu ontem (15), aos 96 anos, como confirmou um de seus assistentes para o The Hollywood Reporter. Ainda não há informações sobre a causa da morte da atriz. “Hoje é um dia terrível, pois é aquele que você se lembra que seus atores favoritos não são imortais”. Desabafa um dos fãs no site Tumblr.
Uma morte descoberta primeiramente pelos internaltas? Durante toda a tarde de ontem boatos anunciavam a morte da atriz, mas como falsos alarmes sobre mortes das antigas estrelas de Hollywood são constantes nas redes sociais, admiradores da atriz não sabiam se a história era verídica. Ninguém sabe ao certo as origens de tais rumores, apenas que estes se espalham com facilidade e logo ganham repercussão, conseguindo destaque inclusive em sites de cinema. Porém, desta vez, as especulações estavam certas e foi de fato confirmada a morte de Fontaine pelos sites oficiais na noite de ontem.
Entre os principais trabalhos de Joan Fontaine se encontram dois filmes de Alfred Hitchcock. No primeiro, Rebbeca, a atriz atuou ao lado de Laurence Olivier e recebeu merecida nomeação ao Oscar por sua brilhante atuação. Embora não levando o prêmio para casa, sua oportunidade chegou em Suspicion (1941). Fontaine foi a única atriz a receber um Oscar em um filme de Hitchock.
A atriz nasceu no Japão no ano de 1917. Seu nome de batismo é Joan de Beauvoir de Havillan. Com o divórcio dos pais quando Joan tinha apenas quatro anos, ela se mudou com a mãe e a irmã mais velha, a também atriz Olivia de Havilland (E o Vento Levou) para California. Em solo americano as duas irmãs se tornaram atrizes de renome no mundo do cinema.
Joan Fontaine e Olivia de Havilland foram as primeiras irmãs a serem nomeadas ao Oscar no mesmo ano, 1941. Fontaine ganhou com “Suspicion”, o que deixou Olivia um pouco enciumada. A rivalidade comum entre irmãs se deixou transparecer neste episódio histórico do Oscar.
Olivia de Havilland ainda está viva, hoje aos 97 anos.