‘Jumbo – eu visito a tua ausência’ em cartaz na Lapa

Alan Daniel Braga

Mães, esposas, namoradas, filhas, amantes, avós… Mulheres presas a homens reclusos. Mulheres que sobrevivem a privações e humilhações e seguem as regras estabelecidas para cuidar, renovar e comprovar seus amores.

Jumbo – eu visito a tua ausência’ retrata realidades diferentes de personagens que, de alguma forma, vivem o mesmo drama. Na trama, sete mulheres visitam sete presos para relatar a vida fora do presídio, fazer declarações de amor e desabafar rancores e dificuldades. A rotina das visitas carcerárias é o que as aproxima, dando unidade à narrativa.

O espetáculo é fruto de uma detalhada pesquisa realizada pela Companhia Teatral Baú da Baronesa e da diretora convidada Joana Lebreiro. O texto é da atriz e jornalista Cilene Guedes, que integra a companhia. As histórias não são biografias fiéis de pessoas reais, mas constroem-se a partir de relatos reais de mulheres que vivenciaram a experiência ou através de documentos, dados, documentários e estudos acadêmicos.

07 - Jumbo

Foto: Gustavo Souto

Um dos diferenciais da peça é a encenação para um público limitado que se divide em pequenos grupos, representando cada preso a ser visitado. Com visitas simultâneas, cada grupo mergulha no dilema de uma das sete personagens. Entre as visitas, ações que retratam a rotina de esforço e constrangimento, as restrições ao que pode entrar na cadeia, as relações ambíguas que criam entre si e com seus homens, os discursos que constroem para conseguir levar a vida.

Este é o primeiro espetáculo da Companhia Teatral Baú da Baronesa, grupo de jovens atrizes que se conheceu na Casa das Artes de Laranjeiras e que tem por objetivo realizar um trabalho autoral e autônomo. A peça estreou no último sábado, dia 04 de maio, e fica em cartaz até o dia 27 de maio. Como é uma peça para poucos, é sempre bom chegar cedo para garantir o lugar na visita.

04 - Jumbo

Foto: Gustavo Souto


SERVIÇO:
Temporada: De 04 a 27 de Maio
Dias: Sábados, domingos e segundas-feiras.
Horário: 19h30
Local: Teatro da Companhia dos Atores
Rua Manuel Carneiro, 10 – Escadaria Selarón, Lapa.
Preço: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia).
Lotação: 42 lugares.
Classificação: 18 anos.
Contato: (21) 2242-4176
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Cilene Guedes
Direção: Joana Lebreiro
Direção de Produção: Amanda Lima
Direção Musical: Daniel Carneiro
Direção de Movimento: Nathália Mello
Direção de Arte (Figurino e Cenário): Karla Pê
Ass. de Direção: Ricardo Libertini
Iluminação: Allan Imianowski e Lara Cunha
Programação Visual: Fernanda Bastos e Fernanda Huffel
Fotos: Gustavo Souto
ELENCO:
Cilene Guedes
Fernanda Bastos
Fernanda Huffel
Heloisa Lazari
Letícia Milena
Naiana Borges
Nina Pamplona
Mais Informações:
https://www.facebook.com/projetojumbo
https://www.facebook.com/baudabaronesa

Alan Daniel Braga

Publicitário e roteirista de formação, foi de tudo um pouco: redator, produtor, vendedor, clipador, operador de som e imagem, divulgador, editor de vídeos caseiros, figurante e concursado. Crítico, irônico e um tanto piegas, é conhecido vulgarmente como Rabugento e usa essa identidade para manter um blog pouco frequentado (Teorias Rabugentas). Também mantém uma página no Facebook (Miscelânea Rabugenta), com a qual supre a necessidade de conhecer músicas, artistas e pessoas novas. Está longe de ser Truffaut, mas gosta de dar voz aos incompreendidos. (Acesse http://teoriasrabugentas.blogspot.com.br/ e curta https://www.facebook.com/MiscelaneaRabugenta)
NAN