Lançamento | Novo livro de Lya Luft retoma o tema da passagem do tempo

Vanesca Soares

Um segundo passa rápido, às vezes a hora se arrasta e um dia pode parecer um piscar de olhos. De repente uma vida inteira se passou. O tempo é o cerne da reflexão de Lya Luft em seu novo livro O tempo é um rio que corre, que chegou às livrarias pela Editora Record em abril. Chamado carinhosamente pela autora de “irmão mais novo” de O rio do meio e de Perdas e ganhos, a obra faz do leitor um cúmplice de seu olhar sobre as relações humanas, o valor da vida, a passagem do tempo e as inquietações. Aqui, “nada é banal (a gente que esquece)”, afirma a autora.
O texto de Lya Luft faz com que o leitor reflita sobre o nosso mais precioso bem: o tempo. Logo no título a força e a beleza do texto se anunciam. O tempo é um rio que corre ininterruptamente, afinal, da nascente até a foz, não há desembocadura que pare o rio e seu curso de água natural. Sempre caudaloso, torrencial, porém jamais imóvel. Se só o título já suscita tanta reflexão, é certo que essa leitura tem capacidade de mudar a vida e o pensamento de muita gente.
Ao mesclar memória e reflexões sobre a passagem do tempo, Lya Luft cria um pungente ensaio sobre as relações humanas, a infância, a juventude, o amadurecimento e a morte, e o valor da vida, temas e inquietações que são sua especialidade.

Capa O tempo é um rio que corre

O livro é divido em três partes — “Águas mansas”, “Marés altas” e “A embocadura do rio”, mostrando como é a passagem do tempo nas diferentes etapas da vida e buscando caminhos para usufruir o que há de melhor em cada uma delas. Em uma era marcada pela suposta falta de tempo, a obra é uma importante reflexão sobre a cultura da futilidade e da eterna juventude em que vivemos.
A escritora Lya Fett Luft nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Trabalhou como tradutora de literaturas em alemão e inglês — já traduziu para o português mais de cem livros, dentre os quais se destacam traduções de Virginia Woolf, Rainer Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, Botho Strauss e Thomas Mann. Também foi professora titular de Linguística na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e obteve o grau de mestra em Linguística (1975, pela PUCRS) e em Literatura Brasileira (1978, pela UFRGS). Em 2001,  recebeu o prêmio União Latina de melhor tradução técnica e científica. No total, já escreveu e publicou 23 livros, entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis.
FICHA TÉCNICA:
Nome: O tempo é um rio que corre
Autor: Lya Luft
Gênero: Ensaio/ Teoria literária
Páginas: 144
Formato: 14 x 21 cm
Editora: Record
Preço sugerido: R$ 28,00

Vanesca Soares

NAN