Lançamento | Ritos de Passagem traz universo fantástico de lendas africanas
Vanesca Soares
Buscando transpor em forma de literatura o rico acervo de mitos e aventuras de uma África fantástica, o autor Fábio Kabral idealizou e desenvolveu Ritos de Passagem, uma ficção que vem resgatar e trazer ao público as histórias de um local que, embora pouco dócil, é dotado de uma exuberante aura mística e povoado por lendas passadas de geração a geração durante séculos. Este é o primeiro livro lançado pelo autor.
Ritos de Passagem mostra as histórias de quatro jovens que estão na fase da vida em que a cada dia há um novo desafio a superar, em meio às normas de conduta e expectativas criadas sobre eles pelo meio em que vivem, que mantém as tradições expressas nas antigas lendas da África. Uma narrativa envolvente, que retrata os desafios e temores da transição para a vida adulta e incentiva a valorização da cultura afro.
Numumba é um deles. Um garoto fraco que apanha todos os dias e sonha em se tornar um grande herói. Seu melhor amigo é Nolom, estudioso das antigas tradições que nutre ódio profundo de sua condição de escravo e do meio em que vive, imerso em miséria e guerras.
Outro escravo, Gulungo, ignora a origem selvagem de seu sangue e pretende se vingar dos responsáveis pela destruição de sua tribo. Ele é apaixonado por Kinemara, princesa de uma linhagem de feiticeiras, que sofre silenciosamente com maus tratos por ser considerada mais fraca que suas voluntariosas irmãs.
“Desde adolescente, sempre fui fã de JRR Tolkien e RPG, porém observava uma hipervalorização da cultura europeia nos elementos fantásticos que permeiam essas obras, em detrimento da cultura africana. Dela, havia muito pouco – ou mesmo nada – em jogos, livros e filmes. Essa foi uma das minhas maiores motivações para escrever”, declarou Fábio Kabral, ao comentar as razões que o levaram a se inspirar nos mitos da África para suas obras.
O autor é natural do Rio de Janeiro. Formou-se ator na Casa das Artes de Laranjeiras e em seguida começou a estudar Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reside em São Paulo e cursou Letras na Universidade de São Paulo (USP).