Lançamento | Tudo sobre a casa conta a história dos nossos hábitos domésticos

Vanesca Soares

As cozinhas, as banheiras e até os garfos escondem uma história. A vida privada diz tanto sobre uma civilização quanto a análise de suas batalhas e guerras. Em Tudo sobre a casa, a jornalista e historiadora espanhola Anatxu Zabalbeascoa analisa a evolução das residências ao longo da história e revela a origem de nossos arraigados hábitos domésticos.
A pesquisa da autora traz diversas curiosidades sobre o tema. Os romanos, por exemplo, comiam deitados, e durante a Idade Média foi imposto o costume bárbaro de comer sentado ao redor de uma mesa. Os reis renascentistas, por sua vez, costumavam comer sozinhos em frente a um numeroso séquito que permanecia de pé a sua volta. As primeiras camas construídas eram estruturas elevadas para evitar umidade, correntes e ratos. E, mais do que um móvel destinado ao descanso, para a nobreza medieval o leito foi um dos epicentros da atividade social da corte, onde se recebiam visitas ou se tratavam assuntos de Estado. Os banheiros não tiveram um espaço próprio dentro da casa até o início do século XX, quando convergiram a generalização dos encanamentos, a água quente e as doutrinas higienizadoras.

capa do livro

Tudo sobre a casa é uma crônica leve dos fatos que configuraram a evolução da casa e de nossos hábitos domésticos. Arquitetura, tecnologia e vida privada se encontram nessa obra que, partindo de uma análise social e antropológica, narra a história de seis espaços – cozinha, quarto, jardim, sala e sala de jantar – para revelar a evolução de nosso próprio cotidiano.
O livro tem ilustrações de Riki Blanco, criadas especialmente para ele. As imagens conseguem captar e levar o leitor a ambientes passados com muita exatidão. Tudo sobre a casa é uma excelente oportunidade para conhecer uma parte da história da civilização diretamente ligada a cada um de nós.

Vanesca Soares

NAN