‘Limpe todo o sangue antes que manche o carpete’ dramatiza a busca incessante pelo sucesso
Wilson Spiler
A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 23 de abril a 4 de maio (quarta a domingo), o espetáculo tragicômico Limpe todo o sangue antes que manche o carpete. Com direção de Eric Lenate (indicado ao Prêmio Shell 2013 na categoria Especial pelo conjunto da obra), o espetáculo do dramaturgo carioca Jô Bilac estreou em São Paulo em 2011 e chega ao Rio de Janeiro após rodar pelo Brasil. No elenco estão Ed Moraes, Rita Batata, Daniel Tavares e João Paulo Bienemann, da Cia. dos Inquietos.
Limpe todo o sangue antes que manche o carpete dramatiza a busca incessante pelo sucesso pessoal, custe o que custar. O texto apresenta para o público quatro personagens distintos: Wilson, Sabrina, Pierre e Geda. Quatro indivíduos sujeitos a seus desejos, frustrações, medos e ansiedades. Em cena, Wilson disputa com Pierre uma única vaga de trabalho em uma grande empresa. Ao conhecer seu concorrente, forja situações e encontros inexplicáveis, seguidos das reações mais inesperadas. Enquanto isso Sabrina, sua noiva, convence Geda, amiga de trabalho, a ajudá-la num plano abominável, porém lucrativo. Todos estão em busca de somente uma coisa: o sucesso a qualquer preço.
A principal característica desta montagem de Eric Lenate (O céu cinco minutos antes da tempestade, Rabbit, Um Verão Familiar) é a caracterização dos personagens a partir da caricaturização, de forma a acentuar gestos, vícios e hábitos particulares de cada um por meio do humor. Desde a primeira aparição para o público, as características peculiares dos personagens vêm à tona.
A peça marca a estreia da Cia dos Inquietos, coletivo de artistas advindos de vários grupos e companhias de teatro (CPT – Centro de Pesquisa Teatral, Uzyna Uzona Teatro Oficina, Cia Fábrica São Paulo, Cia Núcleo Experimental, Satyros e Cia das Auroras).
Festivais e Mostras:
Limpe todo o sangue antes que manche o carpete foi o grande vencedor do Festkaos, de Cubatão, em 2012, levando sete prêmios das 11 categorias. Em julho do mesmo ano, participou do FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto). Ainda em 2012, a peça abriu o FIT MS (Festival internacional de Dourados-Mato Grosso do Sul) em setembro, e participou do Encena (Mostra de teatro de Jacarezinho Paraná). O espetáculo foi contemplado pelo edital Viagem Teatral SESI 2012 (2º semestre) e circuito cultural Paulista em outubro e novembro de 2012, e abril de 2013.
[embedvideo id=”h4xswHg8M98″ website=”youtube”]
SERVIÇO:
Limpe todo o sangue antes que manche o carpete
Quando: de 24 de abril a 4 de maio de 2014 (quarta-feira a domingo), às 19h
Onde: Caixa Cultural Rio – Teatro de Arena (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro / estação metrô Carioca)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 84 lugares (Mais 2 para cadeirantes)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Mais informações: (21) 3980-3815
*Acesso para pessoas com deficiência
FICHA TÉCNICA:
Texto: Jô Bilac
Direção: Eric Lenate
Cia dos Inquietos: Daniel Tavares, Ed Moraes, João Paulo Bienemann e Rita Batata
Idealização e direção de produção: Ed Moraes
Produção: Arrumadinho Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: Mônica Riani