‘Lucicreide Vai Pra Marte’ é um filme fora de órbita

‘Lucicreide Vai Pra Marte’ é um filme fora de órbita

Lucicreide é uma figura bem conhecida da TV brasileira. A personagem interpretada por Fabiana Karla fez grande sucesso no Zorra, programa humorístico que fez parte da programação da Rede Globo, e acompanhava situações inusitadas da vida de uma empregada doméstica.

No filme Lucicreide Vai Pra Marte, a protagonista está com dificuldades de convivências em casa. Abandonada pelo marido e com 7 filhos, a sogra trambiqueira em casa, os estresses diários aumentam. Assim, Lucicreide quer sair daquele lugar e largar tudo. Ainda perdida e frustrada, acaba entrando para uma seletiva de um programa que mandará pessoas comuns para Marte, projeto que faz parte do trabalho do seu patrão.

Lucicreide Vai Pra Marte foguete filme crítica

Nordestino e Estereótipos

As piadas do longa parecem ter sido feitas para agradar mais o público nordestino. Com um humor mais popular e muita identificação, tanto em expressões quanto em costumes. Entretanto, muitas vezes, Lucicreide Vai Pra Marte tem falas e atitudes acabam agravando certos estereótipos sobre o Nordeste e seu povo.

Certamente, o maior destaque do filme sem dúvidas é a atuação de Fabiana Karla. Contudo, as demais atuações não são de todo mal, principalmente por trazer figuras da internet que são mais populares entre os nordestinos. Como, por exemplo, Dona Irene, do canal Keké Isso na TV, que interpreta Dona Zefinha, a sogra de Lucicreide. Aqui, ela carrega um pouco do personagem de Irene na internet. Além disso, o longa conta com outras participações, como Isaac do Vine e Guiguiba.

  • Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
YouTube video

Mesmo com essa aproximação com um público mais definido, não é entregue nada de novo. Com algumas piadas até obvias, que as vezes chegam a ser fracas, pegando um riso leve.

O momento mais problemático é com um dos personagens que, assim como Lucicreide, quer ir para Marte. No caso, a sua motivação é a viralização de um vídeo que mudou sua vida de forma negativa. Além de não dar espaço para esse personagem, a explicação da sua vida acontece de forma confusa. Com piadas até homofóbicas e uma lição de aceitamento bastante rasa.

Referências Hollywoodianas

De modo a contextualizar o sentido da ida a outro planeta e aproximar do lado mais de ficção científica, o filme Lucicreide Vai Pra Marte tem algumas referências a clássicos do cinema com abordagem do tema “espaço”, como a icônica cena Alien: O Oitavo Passageiro e a Princesa Leia e Darth Vader, da famosa franquia Star Wars.

As referências são até interessantes. Um espectador despercebido pode achar legal a lembrança de filme que marcaram tanto o cinema, mas são inseridas sem o menor valor para a narrativa.

Lucicreide Vai Pra Marte equipe filme crítica

Aliás, de forma até desconexa, os momentos de alusão a esses filmes acontecem durante os sonhos de Lucicreide no treinamento para essa ida sem volta a Marte. Mas não acrescenta em nada, principalmente na história, funcionando como cenas soltas, se assemelhando mais a alguma paródia que poderia ser incluída no programa que a personagem foi criada para a TV, o Zorra, com o objetivo de causar risos.

Família

O longa repete uma lição até semelhante de Minha Mãe É Uma Peça, franquia criada pelo ator e humorista Paulo Gustavo. Uma mãe trabalhadora, que cuida só de seus filhos, acaba se cansando dessa rotina e decide largar tudo. Entretanto, esse laço afetivo não é criado, não há desenvolvimento dos personagens. Apenas diálogos carregados de piadas e comentários para causar riso.

Portanto, em ambos os filmes, tudo se resolve com a volta da mãe, a união da família e o reconhecimento da importância desta. Então, a solução dos conflitos é até obvia, mesmo com o uso de um “plot twist”.

Lucicreide Vai Pra Marte é uma comédia brasileira sem muita pretensão, mas como algumas piadas até interessantes, que contrastam com momentos desnecessários e até estereotipados na narrativa.

TRAILER

YouTube video

FICHA TÉCNICA DE ‘LUCICREIDE VAI PRA MARTE’

Direção: Rodrigo César
Elenco: Fabiana Karla, Adriana Birolli, Cacau Hygino, Ceronha Pontes, Lucy Ramos, Bianca Joy, Renato Chocair, Isio Ghelman, Isaac du Vine
Onde assistir ao filme ‘Lucicreide Vai Pra Marte’: cinemas
Data de estreia: qui, 04/03/21
País: Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2021
Duração: 90 minutos
Classificação: 10 anos

5.4
saldo total
Créditos Galáticos: 5
4 user votes x 5.5
Zorra no espaço
TAGS
Compartilhe


Leia também