Mark Ruffalo brilha em “I Know This Much Is True”

Mark Ruffalo brilha em “I Know This Much Is True”

Primeiro trabalho de Mark Ruffalo na TV após 20 anos, I Know This Much Is True é uma minissérie original da HBO dividida em seis episódios na qual o ator interpreta com brilhantismo os gêmeos Thomas e Dominick, que, a princípio, trata sobre a relação conturbada dos irmãos. A dificuldade se dá, principalmente, na condição do primeiro.

Thomas é paranoico, esquizofrênico e, num belo, dia visita uma biblioteca pública. Nesse ínterim resolve amputar a própria mão em nome de Deus para pagar os crimes cometidos pela humanidade.

Este é apenas o pontapé inicial de I Know This Much Is True. Após o incidente, Thomas é tirado da instituição psiquiátrica onde entra e sai de lá por cerca de 20 anos e levado para uma mais rigorosa, onde ficam criminosos e sociopatas perigosos. O que leva Dominick logo depois a uma busca incessante para tirar o irmão de lá e interná-lo na instituição “de origem”.

A busca pela identidade

A luta de Dominick por Thomas revela muito mais do que a conturbada relação entre os gêmeos. Ela mostra toda a incoerência e incapacidade do governo e das instituições psiquiátricas no tratamento de portadores de transtornos psicológicos. E como o excesso de burocracia por parte do Estado e a total falta de empatia por parte da sociedade em lidar com pacientes desse tipo colaboram para piorar ainda mais essa situação.

Ao mesmo tempo que I Know This Much Is True é uma história de amor e sacrifício, de salvação de Thomas ela também é, para Dominick, a uma busca pela própria identidade. Traumatizado desde criança por não saber quem é o próprio pai, segredo que a mãe guardou a sete chaves até do padrasto das crianças, ele busca acima de tudo tentar entender tudo o que de ruim aconteceu em sua vida desde criança. Seja pelas memórias, como também pela perda de sua filha ainda bebê ou através das memórias escritas pelo vô imigrante que veio da Itália em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos.

Adaptada do romance homônimo escrito por Wally Lamb, I Know This Much Is True é uma minissérie impecável. Uma das melhores produções contemporâneas da HBO, ela tem um roteiro impecável, ótimas atuações e um trabalho monstruoso de Ruffalo que, logo após gravar como Dominick, engordou 13 quilos em sete semanas para gravar as cenas como Thomas.

Apesar de ser uma produção de apenas seis capítulos, não dá para maratonar I Know This Much Is True. É difícil ver episódios em sequencia porque não é uma história fácil de ser assistida. É triste, dolorosa e depressiva. Portanto é melhor estar preparado e assisti-la em doses homeopáticas.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Direção: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance, Anya Epstein (baseado em romance de Wally Lamb)
Elenco: Mark Ruffalo, Melissa Leo, John Procaccino, Rob Huebel, Michael Greyeyes, Gabe Fazio, Juliette Lewis, Kathryn Hahn, Rosie O’Donnell, Imogen Poots, Archie Panjabi, Philip Ettinger, Aisling Franciosi, Bruce Greenwood, Marcello Fonte, Harris Yulin
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Duração: 360 min. aprox. (seis episódios de 60 minutos cada)
Distribuição: HBO GO

10.0
Créditos Galáticos
Créditos Galáticos: 10
1 user vote x 10.0
Roteiro perfeito e atuação impecável de Mark Ruffalo
TAGS
Compartilhe