Matheus Nachtergaele retorna aos palcos com homenagem à mãe, a poetisa Maria Cecília

Giselle Costa Rosa

|

11 de novembro de 2015

No dia 24 de novembro Matheus Nachtergaele estreia a segunda etapa do processo de Conscerto do Desejo, espetáculo no qual recita textos de Maria Cecília Nachtergaele, mãe do ator, falecida em 1968. Em julho desse ano, Matheus e o violonista Luã Belik, apresentaram no festival de teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, poemas de autoria da poetisa e canções por ela adoradas. Nessa etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. A construção desse espetáculo, segundo o ator ( e diretor ), acontecerá diante do público. ”Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no Teatro. Isso, só o Teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção.Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana.

Tradicionalmente o desejo pressupõe carência, ou alguma forma de indigência: Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto. Explico: minha Mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em Conscerto do Desejo, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: Um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o companha. É só isso, se isso for pouco.

::: SERVIÇO

Estreia: 17 de novembro de 2015 | terça-feira | para convidados
Temporada 18, 24 e 25 de novembro e 01, 02, 08 e 09 de dezembro de 2015
Dia/Horário: terças e quartas-feiras | 21 horas
Local:  Teatro Poeirinha
Endereço:   Rua São João Batista, 104 . Botafogo  –  Rio de Janeiro
Preço: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia)
Classificação etária: 16 anos
Lotação do teatro: 60 lugares ( à confirmar )
Duração do espetáculo: 60 minutos
Horário da bilheteria: terça-feira a sábado, das 15h às 21h. Domingo, das 15h às 19h

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman