Meu Bairro Vale um Filme: Oficina chega a Madureira e Irajá

Alan Daniel Braga

Todo mundo já deve ter olhado para um vizinho diferente, daqueles que tão sempre pelas ruas, e pensado que ele daria um bom personagem para um filme. Todo mundo já deve ter pensado que uma determinada história vivida em sua vizinhança deveria ser contada. Ao mesmo tempo, muita gente gostaria de ver sua rua, sua praça, seu prédio como cenário de um filme.

A oficina audiovisual Meu Bairro Vale um Filme, que de forma itinerante chega às Naves do Conhecimento, traz para o Rio essa proposta: revelar características marcantes de um bairro, mostrando um pouco das histórias e personagens que dão identidade a ele, através do olhar de quem melhor pode contá-las: seus moradores.

O projeto é uma realização da Associação Imaginário Digital em parceria com a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. A primeira edição aconteceu em 2012 com a oficina Madureira Vale um Filme. Agora, na segunda edição, a proposta é estendida ao bairro do Irajá.

O objetivo principal das oficinas é apresentar o universo e a estética do audiovisual a seus participantes. Estudantes ou moradores das duas regiões administrativas podem se inscrever, contanto que comprovem estudo e moradia com documentação. Não é obrigatório ter experiência anterior na realização de filmes. As únicas exigências são as de que o participante tenha mais de 16 anos e de que o vídeo de final de curso, com duração de até 3 minutos, contenha aspectos do bairro, seus moradores, história e cultura.

A oficina de Madureira acontecerá de 26 de Outubro a 02 de Novembro, em dias alternados. A oficina de Irajá começa no dia 02 e vai até o dia 09 de Novembro. Ao final das oficinas, os vídeos produzidos serão exibidos no site do Meu Bairro Vale um Filme para a escolha do público, entre o período de 11 a 27 de novembro. Os três vídeos mais votados de cada oficina irão receber, cada um, o prêmio de R$ 1.000,00.

O prazo para inscrição é até a meia-noite do dia 7 de outubro. Para saber mais detalhes sobre a oficina, acesse o site ou a página do Facebook da oficina.

Alan Daniel Braga

Publicitário e roteirista de formação, foi de tudo um pouco: redator, produtor, vendedor, clipador, operador de som e imagem, divulgador, editor de vídeos caseiros, figurante e concursado. Crítico, irônico e um tanto piegas, é conhecido vulgarmente como Rabugento e usa essa identidade para manter um blog pouco frequentado (Teorias Rabugentas). Também mantém uma página no Facebook (Miscelânea Rabugenta), com a qual supre a necessidade de conhecer músicas, artistas e pessoas novas. Está longe de ser Truffaut, mas gosta de dar voz aos incompreendidos. (Acesse http://teoriasrabugentas.blogspot.com.br/ e curta https://www.facebook.com/MiscelaneaRabugenta)
NAN