Meu Filho My Son crítica do filme elenco estreia onde assistir Amazon Prime Video

‘Meu Filho’ é um filme sobre instintos

Vinícius de Lacerda Mesquita

|

21 de janeiro de 2022

Em 2021, foi anunciado o filme Meu Filho (My Son) pela plataforma de streaming Peacock (ainda sem data de chegada ao Brasil), que tem James McAvoy no elenco principal. Remake britânico do homônimo francês Mon Garçon, a produção poderia ter sido mais um suspense ou thriller comum, a não ser por um detalhe: o ator não leu o roteiro antes de fazê-lo. Aliás, segundo algumas informações, ele teve acesso a alguns pontos principais, mas todo o resto se baseou apenas no improviso e nas decisões do personagem.

Os outros atores e atrizes, a priori, sabiam tudo sobre o enredo e, o longo da trama, tiveram falas predeterminadas, o que garantiu ainda mais ação e angústia de quem o assiste. Aliás, é muito claro observar como James McAvoy vai se surpreendendo e descobrindo a narrativa juntamente com o espectador.

O enredo

No filme Meu Filho, Edmon Murray é um pai que vive por conta do trabalho, viajando pelo mundo em nome de uma empresa petrolífera. Mas sua vida é totalmente remexida quando descobre que seu filho desapareceu de um acampamento. A ex-esposa (vivida por Claire Foy), que está no local onde o garoto desapareceu, é quem dá start aos acontecimentos.

Ao longo da trama, não é possível saber exatamente o que aconteceu, apenas alguns detalhes são plantados pelos outros personagens, como o risco do trabalho de Edmon e como isso poderia ter motivado um suposto sequestro. Até o atual companheiro de Joan é suspeito pelo que aconteceu, tudo minimamente plantado para nos fazer duvidar de qualquer atitude suspeita. Tudo muda quando o policial responsável pelo caso decide sair da investigação, ao receber uma ligação suspeita e alertar o protagonista.

Naturalmente, o espaço escolhido para as filmagens deve ter sido preparado para que James pudesse tomar as suas próprias decisões, apenas restando-lhe observar e agir. Não é possível saber se o desenrolar da história poderia ter sido diferente. O fato é que, sendo um ator experiente e bastante habilidoso com o improviso, McAvoy soube aproveitar bastante o que tinha à disposição. As falas parecem ser uma espécie de quebra-cabeça e cabe ao protagonista juntar todas as peças e seguir.

Jung e a função instintiva

Na obra do psicólogo e psiquiatra Carl Gustav Jung, o instinto é descrito como uma reação ou ativação da psique a algo externo, ou seja, é um comportamento automático, uma repetição que remete à compulsividade do indivíduo, mas que pode ganhar diferentes significados a partir do momento em que passa pelo crivo da reflexão.

Em outras palavras, instintos como o de autopreservação ou sobrevivência são características fisiológicas e psíquicas inerentes a qualquer ser humano, porém que precisam de motivações na própria experiência corpórea e material para que sejam ativados.

Partindo dessa visão, podemos dizer que as primeiras reações que temos desde cedo são os instintos, uma vez que carregam consigo traços de evolução e adaptação de épocas anteriores, quando a vida se desenvolveu em diferentes contextos e sob diferentes formas.

É quase como um resgate, uma memória natural animal, que vai ganhando novos sentidos a partir dos afetos, emoções, vivências e ampliação da consciência. Em todo caso, trata-se de um comportamento irracional e inconsciente.

Foi realmente tudo improviso?

Uma coisa poderia despertar à atenção do público: de fato, a história foi conduzindo o personagem a escolher o que fazer, ou foram sua atitudes que conduziram a história para o seu desenrolar e desfecho? Certamente o final não é dos mais empolgantes ou bem construídos. Mas para uma atuação que exigiu muito trabalho e instinto, é compreensível como se deu a conclusão.

Além disso, é difícil definir o quanto realmente havia de personagem ou de ator durante as cenas. A emoção, assim como o medo, num primeiro momento, são reais demais para quem assiste. Mas não podemos nos esquecer de que se trata de um filme e, por isso mesmo, a linha tênue da verossimilhança é muito estreita para se tirar qualquer conclusão a respeito. De qualquer forma, Meu Filho vale a experiência e a reflexão.

Onde assistir ao filme Meu Filho?

A saber, o filme Meu Filho está disponível no streaming Amazon Prime Video. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Meu Filho

Meu Filho: elenco do filme

James McAvoy
Claire Foy
Tom Cullen
Gary Lewis

Ficha Técnica

Título original do filme: My Son
Direção: Christian Carion
Roteiro: Christian Carion e Laure Irrmann
Ano de Lançamento: 2021
Gênero: crime, drama e suspense
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 95 minutos

Vinícius de Lacerda Mesquita

Vinícius de Lacerda é formado em Letras e professor de língua portuguesa. Atualmente, é pós-graduando em Psicologia Junguiana, poeta, compositor, redator e entusiasta da Cultura Pop.
7
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 7

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman