Morbius crítica do filme onde assistir elenco data de estreia

‘Morbius’ decepciona com roteiro e personagens superficiais

Jhone Silva

|

31 de março de 2022

Vilão do Homem-Aranha nos quadrinhos, Morbius chega às telonas para, finalmente, iniciar o multiverso cinematográfico do Homem-Aranha, tentativa da Sony de construir seu próprio universo cinematográfico, cujo objetivo é recriar a magia e sucesso que a Disney alcançou com MCU.

Morbius é o primeiro filme a ser lançado após Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Sendo assim, cabe a ele conectar com coerência os acontecimentos do último longa do amigo da vizinhança com o que está por vir neste multiverso da Sony.

Apresentação dos personagens

O filme começa com um flashback – cena já apresentada nos trailer – em que Dr. Michael Morbius (Jared Leto) usa seu próprio sangue como armadilha para capturar alguns morcegos. Em seguida, a película faz uma breve apresentação da história do personagem desde a sua infância, mostrando que ele sempre teve uma condição médica que não apenas limita sua locomoção, deixando-o sempre de muletas, mas também o deixa extremamente enfraquecido.

Neste período infantil, Morbius vive em uma espécie de centro médico que acolhe crianças que necessitam de tratamento médico. É neste local que Morbius conhece Lucian (Matt Smith) – que rapidamente é apelidado de Milo -, outra criança na mesma condição que ele e, rapidamente tornam-se melhores amigos.

Então, o filme avança no tempo e apresenta as versões adultas dos protagonistas, Morbius tornou-se um renomado cientista que recusa um prêmio Nobel. Milo é quem financia as pesquisas do Dr. Michael Morbius, que – assim como nos quadrinhos – consistem numa busca incessante da cura para o quadro clínico deles. A produção não se afasta muito da história de origem do personagem nos quadrinhos, que usa o DNA de morcego para uma cura que dá errado e o transforma em uma criatura parecida com um vampiro que necessita e anseia por sangue.

Desenvolvimento inconsistente e superficial

Todo o filme Morbius baseia-se nesses alicerces, o que não seria problema se novos detalhes fossem apresentados e estes desenvolvidos satisfatoriamente. Nada neste longa é coerente, desde seu roteiro, desenvolvimento de personagens até a motivação do vilão. Portanto, não faça perguntas ao assistir à película, pois no momento em que o primeiro “Por quê?” surgir em sua mente, o filme desmoronará rapidamente. Isso devido ao roteiro extremamente previsível e fútil, que não é salvo nem pelas excelentes atuações de Jared Leto e Matt Smith.

Pontos positivos

Contudo, Morbius não conta apenas com pontos negativos, pois, por exemplo, apresenta efeitos visuais competentes e boas cenas de combate. Aliás, durantes as lutas há cenas em câmera lenta em que a qualidade da computação gráfica é elevada. Além disso, a aura esfumaçado que é apresentada nos trailers adiciona um toque agradável estilos na movimentação dos personagens.

Isso mesmo, personagens, no plural, pois o filme apresenta dois vampiros sedentos por sangue. E o roteiro é tão previsível que, após esta revelação, você já pode facilmente concluir qual é outro além de Morbius. Ademais, a produção segue a a fórmula usual de filmes de super-herói, portanto, apesar de estarem em iguais condições, a antítese de Morbius possui uma mentalidade maligna. Por quê? Como dito anteriormente, essa pergunta não deve ser feita. Afinal, as motivações do vilão são tão inexistentes – ou fútil – quanto seu desenvolvimento.

Conclusão

No entanto, o fato de seguir uma fórmula usual não é necessariamente ruim. Por isso, se é o que você procura, o filme Morbius pode ser um bom entretenimento. Embora possa não ser a melhor opção em cartaz, pode-se argumentar que ele entrega o que propõe e você pode simplesmente sentar e aproveitar os bons momentos que a obra traz.

Onde assistir ao filme Morbius?

A saber, o filme Morbius estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (31). Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Morbius

Morbius: elenco do filme

Jared Leto
Michael Keaton
Adria Arjona
Jared Harris
Matt Smith
Tyrese Gibson

Ficha técnica

Título original do filme: Morbius
Direção: Daniel Espinosa
Roteiro: Matt Sazama, Burk Sharpless, Roy Thomas e Gil Kane
Duração: 104 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação, aventura e drama
Classificação: 14 anos

Jhone Silva

Um jovem paulistano que aproveita a boemia da maior cidade brasileira, embora prefira ficar trancado em seu quarto lendo, assistindo, escutando e jogando e fazendo arte. Mas sempre com uma qualidade duvidável, é claro.
6
Créditos Intergaláticos

Créditos Galáticos: 6

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme