Mulheres Ocultas (Netflix) narra o cotidiano com maestria

Mulheres Ocultas (Netflix) narra o cotidiano com maestria

Levando um vida simples, a matriarca Lin Shoyng (Shu-Fang Chen) madruga pra abastecer o restaurante tocado por ela e sua filha  Jiajia (Ke-Fang Sun) enquanto aguarda ansiosamente a chegada da neta Clementine (Buffy Chen). Assim, tudo vai bem até que o marido que a deixou há dez anos calha de falecer justamente no seu aniversário, despertando a curiosidade da esposa abandona sobre a mulher com quem ele vivia.

A saber, Mulheres Ocultas (Little Big Women), da Netflix, é uma obra do diretor taiwanês Joseph Chen-Chieh baseada em suas próprias experiências pessoais. Nele, o cineasta se une à roteirista Maya Huang para contar a história de Lin, suas filhas e os sentimentos conflituosos que nutrem pelo falecido enquanto os rituais fúnebres são preparados.

Mulheres Ocultas Little Big Women Netflix filme crítica

‘Mulheres Ocultas’ é bom?

Sucesso do cinema asiático, o filme equilibra bem a história de mulheres em uma sociedade com rígidos valores patriarcais, criadas com sucesso graças ao empenho da mãe que guardou segredos a ponto de abdicar de uma parte importante de si. Além disso, Chen vive sua protagonista de forma tão firme e doce que sua atuação já lhe rendeu um prêmio em seu país: o Golden Horse Awards de melhor atriz.

Aliás, outras que também se destacam são Vivan Hsu, como a médica cirurgiã cuja grande preocupação é o futuro da filha, batizada com um nome ocidental; e Ying-Hsuan Hsieh, uma bailarina de vida livre enfrentando um câncer que acreditava já haver superado.

Ademais, outro quesito que também merece é a fotografia de Jon Keng, destacando os templos e demais cenários com cores primárias e certa melancolia que ecoa o respeito pelas tradições. Como, por exemplo, o funeral em dia chuvoso filmado num belíssimo azul.

Enfim, são cenas do cotidiano que Mulheres Ocultas, da Netflix, narra com maestria. E em que o espectador, certamente, vai acabar se vendo em uma ou outra cena. Talvez até no filme inteiro.

TRAILER

YouTube video

FICHA TÉCNICA

Título original do filme: Little Big Women
Direção: Joseph Chen-Chieh Hsu
Roteiro: Joseph Chen-Chieh Hsu, Maya Huang
Elenco: Chen Shu-fang, Hsieh Ying-xuan, Vivian Hsu, Ying-Hsuan Hsieh
Onde assistir ‘Mulheres Ocultas’: Netflix
Data de estreia: sex, 05/02/21
País: Taiwan
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Duração: 123 minutos
Classificação: 12 anos

9.0
saldo total
Créditos Galáticos: 9
2 user votes x 9.0
Sensível
TAGS
Compartilhe


Leia também