Musical ‘Dzi Croquettes em Bandália’ retorna ao Rio

Giselle Costa Rosa

|

2 de fevereiro de 2015

Depois de quatro temporadas de sucesso no Rio de Janeiro (Teatro Leblon, Teatro Clara Nunes, Teatro Glauce Rocha e Teatro Dulcina), uma turnê que rodou o Estado e encantou cidades como Recife e Natal, o espetáculo Dzi Croquettes em Bandália retorna ao Rio para apenas quatro apresentações.

O espetáculo conta com uma nova formação do grupo dos anos 70, mas mantém a irreverência e a linguagem cênica, sob a direção de Ciro Barcelos, integrante do grupo original. Para essa reestreia em 2015, estão sendo preparados novos números musicais, além do batismo cênico do mais novo integrante do grupo: o ator Bruno Gissoni.

O musical mostra a história de um grupo de atores que, inspirados pelo sucesso do documentário “Dzi Croquettes” (dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez), hoje o mais premiado do Brasil, decidem viver uma experiência teatral baseada na filosofia do grupo que revolucionou o teatro brasileiro nos anos 70. Para isso, os jovens se juntam a um remanescente da formação original que assume a direção e com o qual se lançam na aventura de viver em comunidade. A garagem abandonada se transforma num espaço onde tudo pode acontecer, desde teatro até um cabaré clandestino.

Elaborado com vigor físico, humor e a irreverência peculiar aos Dzi Croquettes, o espetáculo mantém o forte apelo da dança como outrora, quando o coreógrafo norte-americano Lennie Dale liderava o grupo. Mixando coreografias em ritmos como jazz, bossa nova, samba, flamenco, bolero, tango, ainda abrindo espaço para passos de Le Parkour e Wacking, o grupo constrói uma versão pop do Teatro Musical Brasileiro também sustentado por uma trilha de sonoridade eletrônica. O roteiro musical abrange desde a original “Rap do Dzi”, de Ciro Barcelos, até canções conhecidas do grande público como “El Justiciero” (Mutantes), “Bichos Escrotos” (Titãs), “1406 (Money)” (Mamonas Assassinas), “Dois pra lá, dois pra cá” (João Bosco e Aldir Blanc) e “Good Night Ladies” (Lou Reed), entre outras, selecionadas por Demétrio Gil, diretor musical e que atua em cena como DJ.

O espetáculo reúne três Dzi Croquettes originais: Ciro Barcelos, Claudio Tovar e Bayard Tonelli. O primeiro, além de atuar, assina o roteiro, a coreografia e a direção geral – com o auxílio da filha Radha Barcelos como assistente de direção. Coube ao veterano e premiado Claudio Tovar cuidar do figurino, enquanto Bayard Tonelli faz uma participação especial em uma das cenas mais lúdicas do espetáculo.

Do mesmo modo que fora feito outrora, a nova geração de Dzi Croquettes visa privilegiar – além do teatro convencional e narrativo – a ideia física do teatro musical brasileiro, com uma linguagem anárquica e tropicalista e o plano dos afetos, da paixão, da imaginação e da antropofagia. Isso é Dzi Croquettes em sua forma pura e que 40 anos depois, ainda encanta novas gerações.

:: SERVIÇO

Temporada: 02/02/2015 Até 10/02/2015
Dias e horários: Segundas e Terças às 21:00
Local: Theatro Net Rio
Endereço: Rua Siqueira Campos , 143 – Copacabana – Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 80,00
Duração: 90 minutos
Contato: (21) 2147-8060
Genero: Comédia
Classificação: 14 anos

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman