NIOH 2

‘NIOH 2’ | REVIEW

Leandro Stenlånd

|

10 de março de 2020

A nova aventura do Team Ninja em um RPG de ação único e atraente, chamado de NIOH 2, chegou. O título era bastante aguardado e, ao seu redor, ele está o vencedor do TGA 2019 de melhor jogo, Sekiro. Ambos os jogos possuem muito em comum: O Japão Feudal. Todos sabemos que essa temática arrepia os sentidos dos jogadores. Como se não bastasse o primeiro título da franquia e Sekiro, além de NIOH 2, recentemente lançado, em breve teremos em junho Ghost of Tsushima, que compartilha da mesma temática oriental.

Nioh 2 mostra muito do que a continuação tem de novidade. A criação e customização de personagem detalhada é um fator. Os jogadores podem convocar Yokai para ajudar nas batalhas, por exemplo. Você também pode usar a mortal Switchglaive – uma espécie de foice afiada que pode mudar de forma a qualquer instante.

O que mais choca e, ao mesmo tempo irrita, na maioria dos jogos com personagens orientais é, o desbalanceamento incoerente. Não basta imaginar que o boss o matará com um ou dois hits se sua postura não estiver boa. Um simples soldado matará você com apenas um hit. Isso que sempre irritou nesse tipo de jogo, afinal,  encarar temíveis criaturas lá com uma variedade de armas não é trabalho fácil.

Como Nioh 2 se Destaca

Como muitos jogadores, adoramos jogos de ação que testam as habilidades e nos forçam a melhorar, enquanto também melhoramos o personagem. Já jogamos vários RPGs de ação em mundos sombrios de fantasia, onde até os inimigos mais fracos podem matar jogadores descuidados. Apesar de curtir o gênero, perdemos o primeiro Nioh, e desde então aguardávamos o título para poder dar continuidade à série.

Após jogar por algumas horas, saímos com uma noção melhor do que torna a jornada samurai do Team Ninja única entre o gênero dos difíceis, porém justos.

Presença Yokai

Nioh 2 une o japão feudal histórico com criaturas mitológicas chamadas Yokai. O resultado é uma mistura que está longe de ser original. No Japão as pessoas conhecem o conceito dos Yokai. Todos por lá crescem ouvindo histórias sobre eles no folclore, como é nosso caso com o Curupira, o Boi Bumbá, e que podem aparecer de várias formas.

Habilidades Yokai

Estes espíritos são muitos mais do que apenas inimigos enfeitados – são integrados com o combate. Os chefes podem convocar animais para atacá-lo em combate. Ao contrário do jogo anterior, os jogadores podem convocar seus próprios Yokai para ataques poderosos, como um ogro brutamontes que esmaga seus inimigos com uma clava. Mas não deixe esses ataques fazerem você se sentir muito confiante – você ainda pode está suscetível a ataques mortais. O aspecto Yokai do combate mantém tudo mais dinâmico.

Gerenciamento de Ki

Todo ataque, esquiva e bloqueio custa estamina. Este recurso em Nioh 2 é chamado de Ki. Dominar a técnica de Ki Pulse é essencial para sobreviver aos seus inimigos, e é algo que diferencia Nioh. Pressionar o botão R1 no momento exato em que a luz azul em volta de seu personagem brilhar mais forte causa um Ki Pulse, que restaura seu Ki rapidamente. Para ajudar, preste atenção na energia em torno de seu personagem, e na barra branca de Ki. Praticar esta técnica no início é essencial, você vai agradecer depois.

Gameplay

Boa parte do gameplay de Nioh está mantido na sequência – como o sistema de barra de Ki, que afeta tanto o jogador quanto os inimigos, e cria a particular tensão do combate do game entre defesa e ataque. Nioh é sobre ter paciência para atacar na hora certa. Até mesmo para morrer há um momento ideal. Isso porque o fator replay se faz necessário para que haja justiça mais a frente com inimigos muitas vezes 3x mais forte que o protagonista. Aliás, não há necessariamente um protagonista, visto que agora podemos montar como nosso personagem será. Homem ou Mulher, Samurai ou Espadachim, colorações e mais.

A técnica do pulso de Ki para recuperar a energia durante os ataques também será mantida, assim como as diferentes posturas para atacar. Há ainda relatos de armas novas, segundo jogadores que tiveram acesso às versões beta do jogo.

O Dark Realm

Alguns inimigos podem gerar e se esconder dentro do Dark Realm, que drena seu Ki. Algumas vezes é apenas uma aura, como uma poça que emana de um único inimigo. O efeito diminui ou até interrompe a regeneração de Ki, mas um Ki Pulse no momento certo instantaneamente dissipa esta aura. Em Nioh 2, alguns inimigos causam salas ou área inteiras a ficarem corrompidas pelo Dark Realm. Apenas destruindo tal inimigo reverterá este processo. O Dark Realm pode tornar até batalhas simples em grandes desafios, então não baixe sua guarda.

Variedade de Armas e Posturas

Nioh 2 possui um grande arsenal de implementos de combate corpo-a-corpo. Escolha uma katana clássica, martelo enorme, ou lute com estilo usando kusarigamas. A gama de opções também possui grande profundidade, já que cada arma possui posturas alta, média e baixa.

A postura baixa é altamente defensiva, com ataques rápidos e seguros, mas que causam pouco dano. A postura alta prioriza ataques poderosos e de alto risco que deixam o jogador aberto à sofrer dano letal. Naturalmente, a postura média é um equilíbrio das outras duas. É emocionante o quanto que há para se dominar em cada arma específica, mesmo depois que dominar a postura média de cada uma. Já aprendemos isso com FOR HONOR que veio para ensinar melhor sobre postura de ataque e defesa.

Duas novas armas mortais também se juntam ao seu arsenal em Nioh 2, para ainda mais diversidade e opções.

O primeiro jogo da franquia possuía sete tipos de armas. Com as Switchglaives e Hatchets, os jogadores agora possuem dois novos tipos de arma [em Nioh 2]. Todas parecem bastante equilibradas — nenhuma é superior à outra. As Dual Hatchets possuem longo alcance, e dependendo da sua postura, combos diferentes. Tente todos e veja qual prefere!

Leia Mais
RED CANIDS KALUNGA ESTREIA NO BRAWL STARS CHAMPIONSHIP
HYPERX TURBINA MÁQUINAS DA ‘ARENA GAMELAB BY FAST SHOP’

NIOH 2: Menos Soulslike do que outrora

Nioh 2 continua no estilo apelidado de souslike — ou seja, parecido com a série Souls dada a sua dificuldade. o título exige uma destreza manual e entendimento do inimigo medonha. Isso é muito complexo, pois dois golpes de um mero soldado ou yokai escondido, vai matá-lo, afinal apreciar um bom souslike leva tempo e persistência, dois itens escassos hoje em dia, visto que a maioria das pessoas não prezam por títulos com dificuldade tamanha.

Agora o segundo título está mais brando. Há mais o que explorar, com uma dificuldade um bocado menor, afinal quem já jogou o primeiro título, quem já terminou Sekiro, certamente já pegou as manhas de combate.

VEREDITO

Fãs de jogos épicos desafiadores com certeza irão adorar Nioh 2. Entretanto, não é necessário ser um fã do gênero para curtir o mais novo título do Team Ninja. Nioh 2 possui customização e profundidade o bastante para agradar jogadores procurando uma arma e estilo de combate que preferem. Seja cauteloso, domine seu Ki, e prepare-se para um desafio enorme a cada passo.

Leandro Stenlånd

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman