Nova biografia sobre Laurence Olivier será lançada em setembro

Stenlånd Leandro

Uma nova biografia sobre Laurence Olivier será lançada no mês de setembro. O trabalho vem sendo realizado pelo biógrafo e historiador Philip Ziegle, que promete trazer mais informação e detalhes sobre a vida e a carreira do ator, retratando o seu lado profissional em primeiro lugar. Logo na capa do novo livro, o filho de Olivier, Tarkin Olivier, já declara, “O livro de Philip é o Larry que eu conheci”.

611w0h45xEL._SL1000_ O que despertou interesse de Ziegle ao dar início ao trabalho foi o fato de sempre desejar escrever sobre teatro, além de nutrir grande admiração por Laurence. Nas palavras do autor em entrevista à um site americano, “Olivier foi de longe o assunto mais sedutor porque ele não era apenas um grande (o maior?) ator, mas também um grande diretor e um dos mais importantes shakespearianos no teatro. Ele criou o Chichester Festival e, mais do que qualquer outra pessoa, é o responsável pelo Teatro Nacional que temos hoje.”
A nova biografia de de Ziegle reúne relatos de amigos de Olivier e pessoas as quais trabalharam com o ator, assim como lembranças de seu filho. Mas o grande diferencial desta obra se dá devido ao foco buscado pelo biografo, que consiste em explorar os trabalhos de Olivier no teatro, a fim de contribuir com a História do Teatro Britânico e Mundial. Um livro para estudantes e pesquisadores de artes cênicas, assim como para todos os interessados pelo universo teatral. O objetivo é deixar evidente mais uma vez a importância de Olivier na História do Teatro. Trazendo novas diretrizes e profundidades de suas peças, ainda não exploradas até agora pelos demais biógrafos.

tumblr_lk7vuguSI71qa70eyo1_500

Olivier e sua esposa, Vivien Leigh, na peça “Romeo and Juliet”.

Hoje aos seus 80 anos, Ziegle assistiu dez peças de teatro de Olivier e destaca o poder de sua presença nos palcos. O autor também teve a oportunidade de assistir encenações teatrais de Vivien Leigh, como em “The Skin of Our Teeth”, não deixando de mencionar o charme e a beleza radiante da atriz.

Olivier foi um dos fundadores do National Theatre. É o nome mais marcante a interpretar as tragédias de Shakespeare no teatro. Entre seus trabalhos se encontram Romeo and Juliet, Hamlet, Othello, Macbeth e King Lear. No cinema Oliver produziu e atuou nas adaptações cinematográficas de Hamlet (1944), Henry V (1948) e Richard III(1955). Entre os muitos trabalhos de Olivier no cinema, destacamos Rebecca (1940), Orgulho e Preconceito (1940), Othelo (1965), Lady Hamilton, Minha Divina Dama (1941) e O Morro dos Ventos Uivantes (1939).

laurence-livier

Entre outros trabalhos de Ziegle, estão biografias de personalidades como Rei William IV, Louis Mountbatten, Edward VIII e Diana Cooper. A nova biografia já pode ser encontrada na pré-venda através do site amazon.

[youtube id=”5ks-NbCHUns” width=”600″ height=”350″]

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN