O Escândalo

‘O Escândalo’ | CRÍTICA

Alvaro Tallarico

|

16 de janeiro de 2020

O pôster de O Escândalo (Bombshell) já vem com o pé na porta: três atrizes famosas e talentosas: Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie, em close, parecendo iguais. As três são loiras e possuem uma certa expressão de vazio.

https://www.youtube.com/watch?v=QHnUG_SIYYo&t=6s

Dirigido por Jay Roach, O Escândalo é baseado em fatos reais sobre acontecimentos ocorridos na empresa de mídia Fox News, centrado em duas personagens verdadeiras: a ex-correspondente da Fox News, Megyn Kelly (Theron) e Gretchen Carlson (Kidman), assim como uma fictícia, Kayla Pospisil (Robbie), uma evangélica determinada a crescer na carreira. Todas devem passar pelo crivo de um fundador da Fox, Roger Ailes (John Lithgow), um assediador sexual que governa a empresa e trata as mulheres como objetos.

Charlize Theron – também produtora do filme – faz uma Kelly com voz, força e postura até as pontas de seus pontudos sapatos. Utiliza próteses faciais e uma equipe de maquiagem soberba que também transformou John Lithgow no corpulento e predatório Ailes. Em certa cena dele com Robbie, os sons de sua respiração e sua inquietação na cadeira são o bastante para contar uma aterrorizante história.

Leia mais:

‘JUMANJI: PRÓXIMA FASE’ | CRÍTICA
FESTIVAL DO RIO TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL DE VERÃO: VEJA A PROGRAMAÇÃO!
‘O DESPERTAR DAS FORMIGAS’ | CRÍTICA

O Escândalo filme

Uma forte premissa

A saber, O Escândalo é relevante pelo assunto que aborda, sendo contundente em mostrar aqueles acontecimentos. É contra o sexismo, em prol do feminismo e da justiça, representando as mulheres jornalistas que lutam há muitos anos. Só isso já faz valer muito a pena o ingresso.

Certamente, é uma ótima premissa para um filme por ser algo dramático com um elenco muito célebre e talentoso. Contudo, o roteiro de Charles Randolph escorrega. Vai em ritmo ágil e divertido, o qual seria muito mais adequado para uma comédia sombria, o que não parece ser a pretensão do longa. As coisas vão acontecendo, mas o filme continua seguindo, sem examinar o impacto que esses eventos poderiam ter causado nessas três mulheres complexas.

O elenco manda muito bem, todavia, a falta de vontade do filme em ser mais profundo faz com que, como no pôster, haja um vazio. Enfim, O Escândalo está longe de ser ruim e reitero sua relevância. Todavia, poderia ser melhor. Merecia ser melhor.

*Filme visto no Festival do Rio 2019.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Bombshell
Direção: Jay Roach
Elenco: Charlize Theron, Margot Robbie, Nicole Kidman
Distribuição: Paris
Data de estreia: qui, 16/01/20
País: Canadá, Estados Unidos
Gênero: biografia
Ano de produção: 2019
Classificação: 14 anos

Alvaro Tallarico

Jornalista vivente andante (não necessariamente nessa ordem), cidadão do mundo, pacifista, divulgador da arte como expressão da busca pela reflexão e transcendência humana. @viventeandante
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman