O Espetacular Homem-Aranha #1 e #2 – Retorno às Origens resenha

‘O Espetacular Homem-Aranha #1 e #2 – Retorno às Origens’ | RESENHA

Felipe de Andrade

|

23 de setembro de 2019

Um ciclo se fechou em Homem-Aranha #29 (março 2019) com a última HQ escrita pelo roteirista Dan Slott. Fã assumido do amigão da vizinhança, o autor trabalhou como principal roteirista da revista por nada menos do que 10 anos e 189 edições. Ele deixou para trás sagas como Ilha das Aranhas, Homem-Aranha Superior e a fase que explora a genialidade de Peter Parker. Aliás, nesta última, o personagem era retratado como tão – ou mais – rico e inteligente do que Tony Stark. Slott também foi o autor da incrível saga do Aranhaverso. A saber, a HQ reunia dezenas de versões do Homem-Aranha de dimensões paralelas. Esta saga foi adaptada pela Sony nos cinemas, em um filme em feito em CG que recebeu o merecido Oscar de Melhor Animação para “Homem-Aranha no Aranhaverso”.

Leia mais:

RIO COMICS | EVENTO DE QUADRINHOS ANIMA O IMPERATOR
31º TROFÉU HQMIX | O OSCAR DO QUADRINHO BRASILEIRO
BÔNUS | ANGOLA JANGA, AVENTURA DE ZUMBI DOS PALMARES

Agora, a Panini publica uma nova fase que se inicia para o cabeça de teia em O Espetacular Homem-Aranha #1 e #2 (abril e maio, 2019). O arco chamado “Retorno às Origens” também serve como ponto de partida para novos leitores no Brasil.

Sobre a HQ

O arco em questão consegue levar o Homem-Aranha de volta ao fundo do poço. Afinal, o aracnídeo perde seu emprego de editor do caderno de Ciência no Clarim Diário. Isso porque foi acusado de plágio em sua tese de doutorado. O autor original seria Otto Octavius, ninguém menos do que o Dr. Octopus. De fato, para quem acompanha as revistas do Aranha, sabe que durante a saga “Homem-Aranha Superior”, a mente do Dr. Octopus tomou conta do corpo de Peter por um tempo.

Assim, o vilão não conseguia se ver como um ser inferior sem o título de Doutor, do qual se orgulhava tanto. Dessa forma, resolveu fazer este “favor” para o nosso herói e concluiu os estudos defendendo uma tese que era de sua autoria. O que acabou vindo à tona agora. Ou seja, sem poder se defender das acusações, sem revelar sua identidade, Peter aceita a decisão. Com isso, tudo vem com a acusação de fraude, incluindo a grande decepção da tia May.

O Espetacular Homem-Aranha

Sem emprego e sem dinheiro para manter uma casa em Manhattan sozinho, Peter decide procurar um apartamento e rachar o aluguel com Randy Robertson, filho de Robby Robertson (atual editor-chefe do Clarim Diário e ex-chefe de Peter), e amigo de longa data pela segunda vez. Randy encontra o apartamento perfeito, que possui claraboias no teto dos quartos, que são perfeitas para entradas e saídas rápidas do Homem-Aranha. O único problema é o valor do aluguel. Por se tratar de um apê de 3 quartos, Randy subloca o terceiro para Fred Myers, sem saber que se trata de um vilão de segunda da gigante lista de vilões do Aranha, chamado Bumerangue. Boa coisa não vai sair dessa convivência.

Vários vilões

Por falar em vilões, as duas edições trazem vários deles. Uns mais importantes e outros nem tanto, incluindo Rino, bem como a nova Electro, o Engrenagem, Wilson Fisk (ou Rei do Crime), Mystério (que foi o vilão no recente filme Homem-Aranha: Longe de Casa), Lagarto, Argola, a dupla de mercenários Formiga Negra e o Treinador (que deve estar no filme da Viúva Negra), e dois inimigos das antigas que não apareciam há anos: o robô gigante de 6 braços Trissentinela e Mendel Stromm, o Mestre dos Robôs. Para quem não sabe, este último foi o inventor do Soro do Duende que garante os poderes e a insanidade que transformaram Norman Osborn no arqui-inimigo. Há ainda um novo super-vilão que age às escondidas e que parece ser o responsável pela atual onda de super-crimes que está acontecendo na cidade de Nova York.

Homem-Aranha raiz

A nova fase das histórias do Espetacular Homem-Aranha, escritas por Nick Spencer (autor da recente saga Império Secreto, que transformou o Capitão América em um agente da Hidra), coloca Peter Parker em uma posição que condiz mais com a figura clássica criada por Stan Lee. Lá, ele tinha problemas mais mundanos como falta de dinheiro, desemprego e coisas do tipo. Outro aspecto que está retornando é o relacionamento com a ruiva Mary Jane Watson. Depois do infame pacto com Mefisto para salvar a tia May anos atrás, que acabou com o casamento de Peter e MJ através de magia, enfim, os dois estão de volta como um casal.

Apenas esses fatos já são motivos para trazer leitores antigos de volta para as revistas do teioso. Isso porque muitos deixaram de acompanhar as aventuras do herói em sua fase “Gênio, Bilionário, Playboy, Filantropo”.

A saber, “O Espetacular Homem-Aranha #1 e #2 – Retorno às Origens” reúne as edições originais Free Comic Book Day 2018 (The Amazing Spider-Man) – maio 2018, e The Amazing Spider-Man 1, 2, 3, 4 e 5 – setembro a novembro 2018.

Felipe de Andrade

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman