‘O Homem Que Vendeu Sua Pele’ debate sobre a liberdade

Fábio

|

5 de outubro de 2021

Um dos destaques do Festival de Veneza de 2020, ‘O Homem Que Vendeu Sua Pele’ chega aos cinemas nesta quinta (7), propondo um belo debate. Afinal de contas, o que é liberdade? Até onde um homem pode ser considerado livre, bem como dono do seu próprio corpo?

Aliás, o debate vai mais além. Em O Homem Que Vendeu Sua Pele, não apenas o estado opressor é o responsável por cercear a liberdade do indivíduo. E, sim, ela pode muito bem ser tirada por outro ser humano. Mostrando, assim, que um sistema tirano existe porque o homem consegue ser extremamente cruel. E essa existência nasce justamente da crueldade do indivíduo.

O Homem Que Vendeu Sua Pele

Sinopse

Em suma, O Homem Que Vendeu Sua Pele segue os passos Sam Ali (Yahya Mahayni), um jovem sírio que acuado pelo sistema, foge do seu país para o Líbano para escapar da guerra, deixando Abeer (Dea Liane), o amor de sua vida, para trás. Como refugiado, consegue empregos mal remunerados. Para poder viajar para a Europa, bem como recuperar o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas pelo polêmico e cultuado artista contemporâneo Jeffrey Godefroi (Koen De Bouw). Transformando seu próprio corpo em uma obra de arte de prestígio, Sam perceberá, entretanto, que sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade.

A bela atuação de Mahayni (que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza em 2020) é a força motora de O Homem Que Vendeu Sua Pele. Mas não apenas a única. O texto e direção de Kaouther Ben Hania envolvem o espectador durante todo o filme, fazendo com que todos questionem não apenas a liberdade do indivíduo, como também qual o limite da arte e da exploração do corpo alheio.

Por fim, O Homem Que Vendeu Sua Pele é, com certeza, uma das belas surpresas deste ano.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

O Homem Que Vendeu Sua Pele

Ficha técnica – O Homem Que Vendeu Sua Pele

Título original: The Man Who Sold His Skin
Direção e roteiro: Kaouther Ben Hania
Elenco: Yahya Mahayni, Monica Bellucci, Dea Liane e Koen de Bouw
Distribuição: Pandora Filmes
Data de estreia: qui, 07/10/2021
Onde assistir: nos cinemas
País: Tunísia, França, Bélgica, Alemanha, Suécia e Turquia
Gênero: drama
Duração: 104 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 14 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
7
Créditos Intergaláticos

Créditos Galáticos: 7

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman