O Irlandês

‘O Irlandês’ (Netflix) | CRÍTICA

Demétrius Carvalho

|

13 de novembro de 2019

Um tiro certeiro de Martin Scorsese. O Irlandês (The Irishman), um longa que leva nomes como Robert de Niro, Joe Pesci e Al Pacino, é, de fato, um clássico filme de gangsteres.

Uma das grandes obras de 2019

A produção, com quase 3h30, tem todo o tempo necessário para mostrar Frank Sheeran (de Niro), o irlandês ex-combatente de guerra levando uma vida de motorista de caminhão nos Estados Unidos, mas que engrossa seu orçamento com pequenos trambiques. Um dia, por acaso, sua vida cruza com a de Russell Bufalino (Pesci), que o coloca a serviço do braço americano da máfia italiana. A parceria de ambos cresce e os negócios ficam abalados apenas com a tensão crescente com Jimmy Hoffa (Al Pacino).

Em dias de filmes políticos, podemos esperar O Irlandês na lista das grandes obras de 2019, em um ótimo trabalho de Scorsese (embora ele não tenha se arriscado tanto no filme).

Leia mais:

‘FORD VS FERRARI’ | CRÍTICA
DISNEY+ É FINALMENTE LANÇADO: CONHEÇA O CATÁLOGO DE ATRAÇÕES!
‘O REI’ (NETFLIX) | CRÍTICA

O Irlandês Netflix

Excelência técnica

A saber, o detalhe técnico que elevou a produção ao patamar dos US$ 160 milhões é o rejuvenescimento dos atores ao longo das décadas. Ponto forte também para a fotografia e figurino do filme. Além disso, a melancolia é sentida com o passar do tempo no filme que mostra muito das relações humanas (ou falta de) em tons pastéis.

Aliás, O Irlandês mistura nomes e pessoas reais a teorias, como a possível ligação do assassinato do presidente John F. Kennedy com a máfia italiana.

Ademais, a trama é narrada mostrando o lado humano de homens que vivem relações de poder e abuso. E são  conhecidos exatamente por passarem por cima de tais relações para com os seus próximos.

De fato, temos o nascimento de um clássico do gênero…

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Irishman
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Jesse Plemons, Al Pacino, Joe Pesci, Anna Paquin
Distribuição: O2 Play, Netflix
Data de estreia: qui, 14/11/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 209 minutos
Classificação: 16 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman