Legado de Marielle Franco

O legado de Marielle Franco é temática cultural de julho

Cadu Costa

|

8 de julho de 2021

O mês de julho será muito especial para nós, as pessoas pretas. Além de ser o mês no qual celebramos o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (dia 25), é também a data de nascimento de Marielle Franco. A vereadora assassinada pela milícia estaria completando 42 anos no dia 27 de julho, aniversário também deste autor que vos fala (sente o orgulho!=D).

Além disso, o Instituto Marielle Franco divulgou diversas atividades culturais para seguir defendendo a memória e multiplicando o legado de Mari e das mulheres pretas que vieram antes.

Antes de mais nada, o primeiro projeto é o livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras, organizado pelo instituto e o movimento Mulheres Negras Decidem, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Nesse sentido, a obra reúne uma série de textos clássicos e inéditos que registram a centralidade das mulheres negras para a imaginação de um futuro digno para o país. A saber, a versão digital pode ser baixada gratuitamente no site Mulheres Negras na Política.

O segundo projeto é a minissérie Para onde vamos?, pensada a partir da pesquisa de mesmo nome. Também uma parceria Instituto Marielle Franco-Mulheres Negras Decidem. Do mesmo modo, a obra é uma coprodução da Fluxa Filmes que foi ao ar neste dia 7 de julho no Canal Brasil e na Globoplay.

https://www.instagram.com/p/CQwMcGcJiRB/?utm_medium=copy_link

Marielle Franco em quadrinhos

Por fim, mas não menos importante, no dia do aniversário de Marielle, será lançada a história em quadrinhos Marielle Franco – Raízes. Também apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo e Fundação Lauro Campos, o instituto espera que sirva como uma ferramenta para inspirarmos meninas e meninos de favelas e periferias do país a seguirem movendo as estruturas assim como a ex-vereadora fez.

Com certeza, julho será histórico. Viva o legado de Marielle Franco! <3

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme